Molusco bolado atira lixo no rival e vence disputa

A Natureza não é lindinha. Eu já tinha falado isso várias vezes. Obviamente, quando ela parece bem escrota e esquisita, consegue nos surpreender sendo mais esquisita ainda e muito mais escrota. Outra coisa estranha são cientistas que investigam as esquisitices da Natureza, que nem um grupo eu resolveu estudar o comportamento de polvos selvagens na costa da Austrália. Sim, específico assim. A análise acabou fascinada com a fantástica ocorrência de animais no fundo do mar bancando criancinhas atirando um monte de tranqueira, uns nos outros.

Os pesquisadores da Universidade de Sydney usaram câmeras GoPro estacionárias para filmar o comportamento de polvos em uma reserva marinha em Jervis Bay, na costa leste da Austrália. O que eles viram foi um monte de bicho atirando lodo, algas e até conchas uns nos outros, sendo que os polvos eram os melhores nisso.

Em algumas circunstâncias, os polvos podiam ser vistos jogando fora os restos de suas refeições ou outros materiais em uma aparente tentativa de atacar o outro. Teve o caso de uma polvo fêmea (Polva? Polvorosa?) que ficou boladérrima e arremessou repetidamente lodo em um polvo macho que tentou acasalar com ela, que obviamente botou 20 no cavalo marinho e se esquivou dos projéteis que chegavam. Os cientistas também viram os polvos jogarem lodo em uma das câmeras de pesquisa, enquanto outros arremessaram coisas que atingiram peixes próximos.

Sim, tem vídeo.

Curiosamente, foi observado que as fêmeas eram as mais propensas a atirar objetos do que os machos, e parece haver uma relação entre a cor das criaturas e seu comportamento de arremesso. Isso se alinha com pesquisas anteriores que ligam polvos mais escuros a níveis mais altos de agressão.

É a revolução dos moluscos. Vai vendo!

A pesquisa foi publicada na Plos One.

3 comentários em “Molusco bolado atira lixo no rival e vence disputa

  1. Eu já tava achando engraçado a descrição no texto, mas quando vi o vídeo eu caí no riso. Dá pra imaginar a polva falando, não, gritando “TIRA ESSES TENTÁCULOS DE CIMA DE MIM SEU PERVERTIDO” quando tava lodo no tarado em questão xD

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s