Ilha Victoria: A ilha escondidinha

Você aprendeu na escola que uma ilha é uma porção de terra cercada de água por todos os lados. Também aprendeu que um lago é uma porção de água cercada de terra por todos os lados. Mas já pensou se a gente bancasse o Inception geográfico e tivéssemos uma ilha num lago? Ok, isso existe, assim como temos lagos em ilhas. Mas e se a gente chutasse o pau da barraca e tivéssemos  uma ilha em um lago em uma ilha em um lago em uma ilha?

A Ilha Victoria está localizada entre Nunavut e os Territórios do Noroeste do Canadá.  É uma ilha peculiar, pois não tem muitas como ela, sendo uma ilha que possui muitos recordes no bolso.

A Ilha Victoria é a oitava maior ilha do mundo, ocupando uma área de 217.291 km², sendo até mesmo maior que a Grã Bretanha, que é composta pela Inglaterra, Escócia e País de Gales, com área igual a 209.331 km². A Ilha Victoria é a segunda maior ilha do Canadá e tem algo que a faz mais especial ainda: ela abriga a maior ilha de terceira ordem do mundo, ou seja, uma ilha em um lago em uma ilha em um lago em uma ilha.

Curiosamente, esta ilha foi descoberta só em 2007, por Josh Calder. Talvez, alguém já a visitaram antes, mas não foi feita nenhuma menção a ela e suas características, então, fica com o nome de Calder como seu descobridor. Que tal dar uma olhadinha nela pelo Google Maps?


Um comentário em “Ilha Victoria: A ilha escondidinha

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s