Quando a Segunda Guerra Mundial acabou e os EUA e a URSS fatiaram a Europa, o pessoal de Stálin levantou a cortina de ferro. Nos países controlados pelo Pacto de Varsóvia, o poder do Regime Comunista se fazia presente por meio de grandes construções. Tudo na base do concretão, claro. O interessante é o design que usaram, o que poderia muito bem ser usado como cenários de filmes de ficção cientifica pós-apocalípticos, o que estaria bem de acordo sob o medo vigente.
Algumas das construções são exageradas e de gosto questionável, mas que são grandiosas, isso são. Grandes construções parecendo discos voadores ou quartéis-general de vilões de James Bond ou de algum livro do Perry Rodan. Vamos dar uma olhada em alguns deles?
Prédio Rosquinha
Este prédio redondo como uma rosquinha foi projetado por Eugene Stamo e é… esquisito. Esquisito, mas se vc for tão estranho quanto ele, poderá viver lá. Atualmente é um prédio de apartamentos localizado em Matveevsky, na Rússia.
Museu fortaleza do raio da morte
Este museu fica em Osh, no Quirguistão. Não, não espero que vc saiba onde fica ou sequer o enontre num mapa. Tá de boas! Este museu, que mais parece alguma fortaleza de um vião de James Bond, foi construído dentro de uma caverna natural,e era para ser um restaurante chamado Кojojash. A construção desta coisa, que mais parece que vai lançar um raio da morte daquilo que parece uma imensa parabólica, foi iniciada em 1973 e levou 5 anos para ser concluído. Nunca funcionou como restaurante, mas é excelente como museu, por causa da temperatura fresca lá dentro por causa da caverna, economizando com refrigeração. Os artefatos agradecem.
O prédio jenga
Jenga é aquele jogo com um monte de tarugo de madeira que você tem que ir removendo um por um até cair tudo. Bem, este prédio parece justamente isso. Trata-se do prédio que abrigava o antigo Ministério das Estradas da Geórgia, localizada em Tbilisi (na Geórgia, é claro. O país, não o estado norte-americano), tendo sido construído pelos arquitetos Georgi Chakhava, Zurab Dzhalaganiya, Temur Tkhilava e V. Klinberg, em 1974. Aposto que estavam jogando jenga quando tiveram um vislumbre de inspiração. Ou estavam todos bêbados e disseram “por que não?”. Eu aposto no segundo.
Asilo Arkham pra ricaço
Pinguim, Charada, Coringa, Hera Venenosa era tudo bandido pobretão. Por isso ia parar naquela merda de Asilo Arkham. Quem fosse ricaço, mesmo ia para o resort Druzhba em Yalta, na Ucrânia. Este troço – que parece uma base secreta de disco voador – foi projetado por Igor Vasilevsky e Yuriy Stefanchuk e construído em 1985. Perceba que todas as janelas dão para o Mar Negro. Dá para relaxar com uma vista assim. Mas custava o prédio ser mais bonitinho?
Monumento de olho em você
Acredite, isto não é um monumento em homenagem ao pokemon Magnemite. É apenas um monumento feio, metido a futurista construído em Podgarić, município de Berek, na então Iugoslávia (hoje é o lado da Croácia) chamado “Monumento à Revolução”, dedicado ao povo de Moslavina durante a Segunda Guerra Mundial. Seu criador foi Dušan Džamonja, e não devia estar no seu melhor dia. Esta coisa tem cerca de 10 metros de altura e 20 metros de largura, e é impressionante. Eu não estou dizendo que é uma impressão positiva.
O disco voador de Buzludzha
Parece que comunistas adoravam discos voadores, e este discão esquisito foi construído entre 1971 e 1981 (comunistas não tinham pressa) em Buzludzha, na Bulgária, para comemorar avitória na batalha final entre o Império Otomano e os rebeldes búlgaros em 1868 (não preciso dizer que os búlgaros venceram, né?). A construção acabou se tornando o Partido Comunista Búlgaro, que assim como OVNI ninguém acreditava nele. A diferença que OVNI não tinham o KGB vigiando todo mundo. Não tenta entender porque construíram uma sede de partido naquela colina isolada.
O Tatuzão de concreto
Esta coisa que parece um bicho modorrento de concreto é, na verdade, o Hotel Forum em Cracóvia, Polônia. Este AT-AT de concreto foi projetado por Janusz Ingarden, em 1975-1977. O prédio tem essas pernas por algum motivo que me escapa, mas nessa época era comum os prédios serem elevados. Deve ser por causa do mar de lama da Cortina de Ferro
Igreja do Coronavírus
Ok, ele foi construído bem antes do coronga estar à solta; mas convenhamos. Olha só para ele! O Makedonium é um memorial projetado por Iskra Grabulovski e Jordan Grabulovski e construído em 1974 em homenagem à Revolta de Ilinden contra o governo otomano no início dos anos 1900. Esse monstrengo foi tido como “símbolo macedônio do estado e da expressão modernista da liberdade”, mas para mnim é apenas um vírus de concreto metido a futurístico.
Memorial da canjica
Ok, o nome certo é Memorial Kadinjača. Esta… maravilha, digamos assim – e que parece que tomou um tiro de canhão na fuça – é dedicado aos combatentes guerrilheiros do Batalhão de Trabalhadores de Užice que foram mortos em 29 de novembro de 1941 nas batalhas de Kadinjača. Kadinjača fica a 14 km da cidade de of Užice, na extinta Iugoslávia e hoje é a República da Sérvia. Eu espero que o monumento não seja nenhuma piadinha de mau gosto com os soltados que foram alvejados por canhões.
Ramsés de cabeça pra baixo
Para finalizar, vejamos este prédio. É prédio de rádio em Bratislava, Eslováquia projetado por Štefan Svetko, Štefan Ďurkovič e Barnabáš Kissling. Cuja construção começou em 1967 e terminou em 1983. Sim, isso mesmo! Demoraram 16 fucking anos para terminar este troço. Os moradores também se referem a ele como o Rádio Diamante. A primeira transmissão de teste foi feita em 1984 e a transmissão regular começou em 27 de março de 1985. Deve ser para conversar com aliens.
“Maravilhas” que não servem para nada além de observação. Se bem que o Cristo Redentor só serve pra gringo ver.
Alguns prédios são de gosto no mínimo duvidoso, mas só de fugir do lugar comum dos espigões urbanos, já vale pelo menos a visita.
Sinceramente, parece mais uma ficção científica distópica… Ou só distopia mesmo.