Um canivete para quem perambulava pelo império romano

Ser um legionário romano não era fácil. Tinha uma vida dura, mas um bom prêmio em dinheiro, terras e uma pensão do Estado. Mas isso depois de 25 anos de serviço, sem nenhuma garantia de estar vivo na semana seguinte. O que garantiam é que você estaria sempre em movimento, conhecendo muitos lugares, mas não no estilo pacotão da CVC.

Estando sempre em movimento, era preciso levar consigo um monte de tranqueiras graças ao Mário (vai, pergunta!), que fez uma reforma no exército e os soldados tinham que levar praticamente todos os pertences, armas e ferramentas, ficando conhecidos como “Mulas de Mário”. Não apenas o gládio, o pilo, o scutum, mas até um canivete suíço.

PÉRA, CANIVETE SUÍÇO?

O primeiro canivete suíço não era bem suíço, e sim romano. A mais antiga multi-ferramenta que se tem notícia data mais ou menos do ano 200 da Era Comum. Legionários precisavam de uma forma prática para atender coisas como… comer. Assim, esta maravilha abaixo vem bem a calhar.


A parte de cima não é madeira, é a lâmina de ferro enferrujada

Esta multi-ferramenta é toda feita em prata, exceto a lâmina de ferro. Possui colher, garfo, espeto retrátil, espátula e palito pequeno. Esta peça magnífica mede 8 cm x 15 cm e foi encontrada na área do Mediterrâneo em 1991.

Tá, eu sei que falei sobre legionários, mas é muito difícil que tenha pertencido a um. Por ser de prata, com certeza não era barato, e o que se sabe sobre seu dono é literalmente nada. Talvez fosse algum viajante rico explorando novos negócios com a expansão do império. Facas dobráveis nem eram novidade, principalmente as de bronze, mas já havia canivetes do período Neolítico.


Ok, dobrar era meio difícil.

As ferramentas do canivetão romano, provavelmente, eram usadas para comer (óbvio) e outras para tirar a carninha saborosa de ostras e escargots, além de palitar os dentes. Muito certamente, era um item feito sob medida, e um item de luxo.

A ideia de ter múltiplas ferramentas nunca foi nova, mas mesmo assim é fascinante ver como o homem antigo resolvia seus problemas com eficiência e praticidade.

Um comentário em “Um canivete para quem perambulava pelo império romano

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s