Automação com um companheiro

Vimos como Homero não só entendia a necessidade de automatizar processos como ele mesmo usou pela primeira vez a palavra “autômato”. Muito legal, mas imagino que você não queira invadir Tróia neste fim de semana. No máximo, ligar coisas elétricas em casa, como sua cafeteira, por exemplo, mas não exclusivamente. Na verdade, você pode ligar qualquer coisa automaticamente usando seu celular ou por comando de voz.

Sim, você pode mandar a sua cafeteira fazer café, mesmo que ela não seja “inteligente”, e isso vale para sua cafeteira elétrica ou qualquer coisa ligada na tomada. Pode mandar ligar a luz da sala ou qualquer dispositivo que tenha sido pensado para automatizar a sua casa.

Eu tenho um echo-dot de 3ª geração. É uma maravilha. Vou falar dele um pouquinho.

Amazon tem uma linha do que poderia ser chamado de “alto-falante inteligente”, mas eu não considero assim. Sua linha Amazon Echo tem uma gama de equipamentos que vão desde um auto-falantezinho muito o do maneiro até uma tela mais maneira ainda. Ambos trabalham com a assistente chamada Alexa, embora todo mundo acabe chamando o aparelho de Alexa.

Como eu falei, o meu é o de terceira geração, mas com reloginho (sim, a foto que abre o artigo é o meu). Não que eu precise do reloginho, mas é melhor do que perguntar diretamente à Alexa de noite. O brilho não incomoda. Sem o reloginho está com desconto, custando apenas 249 reais, e vale a pena.

O desconto é porque saiu já a 4ª geração, mas aí depende mais do formato, em que os novos parecem uma bolinha.

Entretanto, se você quiser um com telinha, ele não só mostra as horas como previsão do tempo e toca vídeo do youtube. Faz tudo o que o Echo Dot faz, mas com vídeo.

Obviamente, há outros dispositivos echo para o bolso e funcionalidades que você queira.

Mas por que ter um desses? Bem, eu quando quero uma pesquisa rápida na internet, não preciso sair da tela do meu Word. Eu pergunto pra Alexa, como uma conversão de unidades, moeda ou uma definição. Ligou na tomada, baixou o app e configurou o wi-fi e pronto, já está funcionando. Dá para você pedir para ele tocar sua música favorita no Amazon Music (se você tem o Prime, tem o Amazon Music básico. Não tem todas as músicas que você possa querer, mas o Amazon Music Unlimited pode ser assinado à parte, embora eu mesmo não sinta falta. Não apenas isso, se você comprou livros pro seu Kindle (alguns livros podem sair a zero real), a Alexa pode ler para você, além de procurar uma receita ou mesmo chamar o Uber.

Mas espere aí. Eu realmente preciso comprar um disposto de mais de duzentos real para saber se eu gostei ou não?

Precisar, não precisa. Você pode baixar o aplicativo da Alexa que ela fará tudo o que você quer em nível de software.

E só tem os dispositivos da Amazon?

Não. Tem os dispositivos da série Google Home, também. Praticamente, é a mesma coisa que os da Amazon, com a diferença que é do Google e, obviamente, não tem na Amazon pra vender. Minha experiência com ele? Nenhuma, mas não será lá muito diferente do da Alexa. A escolha, portanto, será em termos de dinheiro (não têm preços muito diferentes entre uma plataforma e outra) e a falta de criatividade do Google que não soube batizar o seu produto, enquanto Amazon chama sua Inteligência Virtual de Alexa, Apple chama de Siri e Microsoft chamava de Cortana (antes desta ter sido lobotomizada). Claro, tem outros dispositivos legítimos xing-ling como os da AliExpress, mas vamos ignorar isso.

Mais uma vez, eu recomendo o aparelho. É uma mão na roda, mas tudo depende se você quer dar aquele tchan na sua casa, porque imprescindível não é. De qualquer forma, você tem um monte de tranqueiras que não são imprescindíveis também, e a vida é formada dessas coisinhas que nos faz feliz, seja um echo dot ou bar bem fornido de bebidas ou um buttplug.

Você fez este artigo só para vender coisas e ganhar dinheiro, né?

Mais ou menos. Eu voltei à raiz dos blogs, falando de coisas que eu gosto, e eu realmente queria escrever sobre automação, e eu escreverei mais sobre isso. No próximo artigo veremos que de legal podemos fazer na casa com o auxílio do Alexa e uns dispositivozinhos extras.


Transparência Ceticismo.net

Os links vão com um código de afiliado. Se você achou legal e resolveu adquirir qualquer produto, estará ajudando o site, pois eu ganharei uma comissãozinha da Amazon. Você não pagará a mais por isso e ainda contribui para seu site favorito… e para o Ceticismo.net também. Mas não ficarei chateado se você comprar no Mercado Livre, na Americanas ou no camelô amigo. O dinheiro é seu e você gasta onde e da forma como quiser.

3 comentários em “Automação com um companheiro

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s