Como fazer café automático: automatizando uma tomada

No artigo anterior sobre automação, eu tinha escrito sobre os dispositivos da Amazon, a linha Echo, com a assistente virtual Alexa. Muito bem, o que de mais simples nós podemos fazer? Eu respondo: ligar qualquer coisa que precise ser ligada na tomada. Para tanto, vamos ver uma tomada inteligente.

Eu comprei uma tomada da Positivo de 10A. Normalmente, eu não compraria nada da Positivo, mas nesse caso não tem problema. Motivo: não é feita PELA Positivo. Basicamente, a Positivo compra tomadas de um fornecedor chinezão e tasca a sua marca, embala e vende. Não só a Positivo faz isso, mas a Ekaza também. Cada um coloca sua marca, mas é praticamente o mesmo dispositivo. Normalmente, seguem um padrão de comunicação, e o desses dois é o padrão Tuya. Você precisa saber disso? Não. Vai funcionar sem você se ater a estes detalhes? Sim.

Como falei, eu comprei o modelo de 10 ampères. Este aqui embaixo:

Mas tem o modelo de 16 ampères, que obviamente será mais caro:

Tá, mas qual é a diferença? O pino. Tomadas de 10 A possuem pinos mais finos que os de 20 A. Em que isso muda? Vamos supor a sua cafeteira. Em média, a potência de uma cafeteira é de cerca de 300 W. Se entendermos que Potência = voltagem x amperagem (eu sei que é uma terminologia errada. Vai assim mesmo para simplificar!), vemos que a potência máxima que a tomada de 10 A suporta é de 1000 W ou 1 kW. Mesmo porque, é isso que vem no próprio dispositivo.

Obviamente, entra aí o velho conhecido Fator de Encagaçamento. Porque normalmente a voltagem “110” é 127 V. Então, 127 x 10 = 1270 W. Vamos reduzir um pouquinho por margem de segurança, né? O próprio dispositivo diz que ele funciona com uma faixa de 100 a 240 V. O dispositivo ligado na tomada liga uma luzinha para indicar que está em funcionamento.


Coloquei num benjamin para o botão ficar virado pra cima

Os dispositivos para 20 A (ou no caso desta tomada, 16 A), possuem pinos mais grossos, pois a corrente que passa ali é maior. Não é por acaso que seu micro-ondas, airfryer, aspirador de pó e os modernos ferros elétricos usam tomadas de 20 A, porque eles chupam com gosto a sua energia (aqui, Google. Aqui, rapaz!). Você até poderia cortar o cabo e colocar um plug de 10 ampères, mas você não seria estúpido a este ponto, seria? Você também não seria idiota a ponto de colocar um benjamim que recebe plug de 10 A e 20 A, né?


Tomada inteligente com plug da airfryer. Não, não vai rolar

Como instalar esta budega: você enfia o dispositivo no buraco (ops!) da tomada (ah, ok!). Ele muda de cor. Você instala o aplicativo, se para Android ou iOS e nem você vai configurar. É muito simples. Vai pedir para você criar uma conta pois assim que você validará o seu dispositivo como seu. Dá um nome para a sua casa e um para o dispositivo, e entra com os dados do sei Wi-Fi (o nome da rede, também chamado SSID, e a senha). Assim que o dispositivo acessar a internet de casa, o Alexa ou Google Assistente irão avisar que tem dispositivo novo na área. Aí é só brincar.

Lembrando: esta tomada tem apenas dois estados: ligado e desligado. Se você colocar algo nela, como sua cafeteira, terá que deixar o botão da cafeteira ligado. O comando fará passar corrente ou não. Se você ligar um ventilador, o dispositivo não terá como controlar a velocidade dele. Vamos a um teste?

Claro, eu poderia ter colocado nome até de Teletubies, o comando seria “ligue <nome>”, “desligue <nome>”.  Não apenas isso, dá para controlar direto do celular, criando uma programação para ativar a determinada hora do dia, por exemplo.

Detalhe: quando eu configurei, a Alexa entrou e me falou dessa skill nova recém agendada

Lembrando: para sua segurança: respeite os limites. Não, você não vai ligar o seu chuveiro elétrico nele. E sim, eu já vi maluco com um chuveiro elétrico ligado na tomada da parede, e Satanás achou aquilo tão absurdo que até deixou passar e não consumiu a casa do cara num incêndio.

Para terminar, é algo que você gostaria de ter? A resposta franca é: Sei lá. Mas eu acordo de manhã com o café já feito, já que programei para a cafeteira ligar 10 minutos antes de eu acordar. Se eu quiser chegar em casa, mesmo sem ter ninguém, poderei ligar pelo app do celular e quando chegar em casa, terei café quentinho (ou qualquer outra coisa ligada na tomada). A necessidade é aquela que você muitas vezes cria, e este dispositivo está me atendendo muito bem. Estou adorando! Suas necessidades são SUAS necessidades. A rigor, eu não tenho necessidade propriamente dita, mas se fosse assim, não teria nem pintado as paredes ou posto decoração em casa. Algumas coisas são legais de ter porque você quer ter. e se você pode pagar, por que não?

A Positivo tem um kit de casa inteligente que vem uma espécie de pacotão com outras coisas. As lâmpadas eu não achei lá muito interessante, pois sendo de 9 W não fará aqueeeeeeeeeeeeeeela iluminação. Mas você poderá automatizar a luz de qualquer cômodo, mas isso fica pra outro dia, porque eu sou honesto e só faço resenha daquilo que eu realmente usei.


Muito obrigado por acompanhar. Como sempre, gosto de deixar claro que os links postados vão com um códigozinho de afiliado. Sua compra pelo link ajuda a pingar uns caraminguás pro site. Se você está pensando em comprar algo pro Dia das Mães, Amazon tem outras ofertas, que você pode ver AQUI.

Um comentário em “Como fazer café automático: automatizando uma tomada

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s