Vulcão caribenho manda um “Olá” à maneira dos vulcões. CORRAM!!

O bicho tá pegando para as bandas do sul do Caribe. Motivo? O vulcão La Soufrière entrou em erupção, daquelas mais explosivas que aquela diarreia que você teve quando começou mocotó estragado numa banquinha de camelô. Esta coisinha que você está vendo na abertura não é uma bomba atômica, é o motherfucking expelindo nuvens de cinzas por quilômetros por dia, forçando  milhares de pessoas picar a mula de lá o mais rápido possível.

O La Grande Soufrière é um estratovulcão, isto é, um vulcão que possui forma de cone devido ao extravasamento de lava de seguidas erupções que acontecem ao longo dos anos, séculos e milênios. A saber, o La Grande Soufrière  (que significa Imenso Cuspidorzão de Enxofre, em tradução para lá de livre) teve cinco erupções explosivas: 1718, 1812, 1814, 1902/03 e 1979, ao que se sabe, mediante pesquisas geológicvas, msed se der sopa, teve muitas outras erupções.

Este enviado do Demonho fica na Basse-Terre, em Guadalupe, que podemos ver no mapa acima. Esta ilha pertence à França, e é a montanha mais alta das Antilhas Menores, com 1467 metros de altitude e faz parte do Arco vulcânico das Antilhas Menores.

Para vocês terem uma ideia deste monstro explosivo, a ilha caribenha de São Vicente foi abalada pelas explosões, e a Organização Nacional de Gerenciamento de Emergências (NEMO) do país confirmou a  erupção na manhã de hoje, 09/04 e deu o seguinte recadinho aos moradores:

CORRE, NEGADA!!!

Mais duas erupções explosivas na tarde de sexta-feira lançaram mais nuvens de cinzas e poeira no ar, e o primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves, meteu a ilha está no alerta vermelho, o que significa que uma erupção vai acontecer de novo, e ninguém aqui vai querer ficar zazando por lá.

O primeiro-ministro de Trinidad e Tobago, Keith Rowley, conversou com Gonsalves e ofereceu ajuda, segundo o Ministério da Segurança Nacional de Trinidad e Tobago. É uma nação pequena, mas bem sabemos que os pequenos se ajudam, já que Trinidad Tobago tem seus problemas, mas sabe que pode dar ruim para eles também, já que Guadalupe está a 620 km de distância ou ”é logo ali”, em termos de vulcões explodindo.


Fonte: NYT

3 comentários em “Vulcão caribenho manda um “Olá” à maneira dos vulcões. CORRAM!!

  1. Eita!! O Soufrière voltou a trabalhar? E eis que eu me lembro desse vulcão porque foi questão de vestibular da UNICAMP

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s