Sim, cães têm adolescência e são tão insuportáveis quanto humanos (sim, eu sei)

Adolescência é aquele período chato depois da infância. Enquanto crianças acham que sabem tudo e pensam ser capazes de mandar nos adultos, os adolescentes têm certeza. O pior é quando o vagabundinho de 30 anos ainda age como um moleque de 13 (anos ou QI); e se isso já é insuportável em seres humanos (dizem que adolescente é gente), é pior nos cães.

Sim, cães têm adolescência. E são tão insuportáveis quanto humanos (estou chamando adolescentes Homo sapiens de “gente”, mas não se acostumem).

A drª. Lucy Asher é pesquisadora da Faculdade de Ciências Naturais e Ambientais da Universidade de Newcastle. Em sua pesquisa, Lucy aplica o estudo de padrões de comportamento aos animais usando técnicas estatísticas e de computação, fundamentada em etologia. De acordo com a Lucy, que nós amamos, a previsão de estados e eventos de bem-estar positivo ou negativo usando a tecnologia de computação… tá bom, chega. Vai lá ler a biografia dela no site institucional. Eu coloquei o link para isso. Manda carta, e-mail, telefone, mande flores… isso é Impulse.

Lucy e seu pessoal trabalham numa pesquisa que é a primeira a encontrar evidências de comportamento adolescente em cães. Eles descobriram que os cães eram mais propensos a ignorar os comandos dados por seus cuidadores e eram mais difíceis de treinar aos oito meses de idade, quando estavam passando pela puberdade. Esse comportamento foi mais pronunciado em cães que tinham um apego inseguro ao dono.

Este período, entretanto, pode ser um período vulnerável para os cães, já que muitos são levados para abrigos para realojamento nessa idade, daí surtam de vez, pois é quando os cães costumam ser realojados, pois muitos donos cuzões acham que não têm mais um filhotinho fofo e descartam os pobres doguinhos, ainda mais quando o cão está naquela fase desafiadora e fica mais difícil de controlá-los. Daí, jogam pro primeiro abrigo, e isso acaba fazendo muito mal pro bicho, não só em termos de saúde física como mental. Sim, cães têm depressão.

Não descarte seu doguinho assim, seu fidamãe!

A equipe da drª Asher analisou um grupo de 69 cães, monitorando a obediência em labradores, golden retrievers e mestiços dos dois (não, nenhum vira-lata caramelo foi pesquisado. Pesquisadores bandidos!), com idades de cinco e oito meses (antes e durante a adolescência).

O resultado resumidamente foi que na adolescência, os doguinhos eram menos propensos a obedecer do que na pré-adolescência, o tipo de coisa que não surpreendeu ninguém. A seguir, examinaram um grupo cm 285 cães, entre labradores, golden retrievers e pastores alemães e mestiços deles (ainda nada de vira-latas caramelo. Malditos!).

Os proprietários, juntamente com um treinador menos familiarizado com cada cão, preencheram um questionário que tratava de “treinabilidade”, que pedia uma classificação como: “Recusa-se a obedecer aos comandos, que no passado foi provado que aprendeu” e “Responde imediatamente a o comando de rechamada quando estiver fora de vantagem”. Os cuidadores atribuíram pontuações mais baixas de “treinabilidade” a cães na adolescência, em comparação com a idade de cinco meses ou 12 meses.

A pesquisa, publicada no periódico Biology Letters, está disponível para acesso aberto. Com ela, você poderá entender que seu doguinho está passando por uma fase difícil, mas ele passará a lhe obedecer depois da adolescência, diferente desta coisa chamada “jovem” que você tem aí em casa. Esse sim merece ser jogado num abrigo ou que lhe desçam a porrada ou as duas coisas, o que seria preferível

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s