Jornaleiro metido a filósofo passa paninho pra político ladrão e outros corruptos

Segundo alguns youtubeiros, as pessoas devem parar de ficar em redes sociais (das que o próprio youtubeiro usa para falar suas sandices) e ler jornais. Ok, eu leio jornais, mas ler é diferente de me informar. Pelo que vejo, um monte de jornaleiros quer apenas dar views pros seus veículos, o que eu entendo perfeitamente, já que eles vivem de investidores, e investidores querem ver as métricas, que são traduzidas pelos números. Não importa que 7000 estejam xingando o seu tweet. São 7000 interações. Beleza, eu entendo isso, mas tudo tem um limite.

Eu digo isso depois de ver uma coluna do Helio Schwartsmann – que além de jornaleiro é filosofeiro –, na qual ele defende que prender corruptos é perda de tempo, e a Justiça não deveria dar tal sentença, já que “a sociedade não ganha nada encarcerando pessoas que não representem perigo físico a outros cidadãos”. Pois bem.

Essa coluna saiu depois da soltura do Lula, sobre o que eu não comentarei, pois este não é o assunto. O assunto é, de forma geral, um questionamento: é mesmo que corruptos não causam perigo físico pro cidadão? Será que a sociedade não ganha nada com a prisão de corruptos?

Helio acha que Lula não deveria ter ido em cana, mas não por ser inocente, mas porque nenhum corrupto deveria ir pra cadeia, afinal, ninguém sofre, ninguém é afetado. Não vou comentar muito, ok? Vou só colocar links de notícias:

Helio, com certeza, nunca precisou ficar horas e mais horas num chão de hospital público esperando ser atendido, sem maca ou cama, nem pessoal suficiente, com teto caído, nada de medicamentos e isso graças ao dinheiro inexistente, pois, roubaram tudo. Não, o Helio não sabe o que é andar de noite, voltando do trabalho, com medo de ser assaltado, pois não tem dinheiro pra iluminação pública, já que desviaram a verba. Não, ele não é afetado como a população, então, ele acha que a população não é afetada.

Eu jamais acharia que é por ele ser marmita de bandido e defensor de parasitas em cargos políticos. Não, ele é um cidadão apenas equivocado, que vive numa redoma de sua ignorância alienada, pois, na sua torre de marfim, problemas mundanos como os do populacho que depende de péssima conservação de ruas, escolas públicas sucateadas, hospitais semi-destruídos, falhas de abastecimento de água e luz, problemas com segurança pública e a incerteza se terá medicamento nos postos de saúde (que com um pouco de sorte só marcarão a consulta pra daqui a seis meses), não é alto palpável, ou sequer compreensível.

Não, Helio jamais saberá o que é isso, mesmo trabalhando pra um jornal, que veicula notícias sobre corrupção e o que ela causa, mas a população não é afetada, só uns reclamões. Depois, quando políticos de todos os partidos começam a atacar a imprensa, alegando que fazem fake News, os próprios jornaleiros vão reclamar, mas aí é tarde demais e as pessoas desistiram de vez, preferindo stickers e vídeos no WhatsApp, tocando a vida como podem, enquanto esperam horas e horas para serem atendidos, SE conseguirem ser atendidos.

Parabéns por destruir a reputação do jornal onde você trabalha, que já não está lá essas coisas. Obrigado por provar o quão danoso é esse lixo chamado “moderna filosofia”.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s