As conexões moleculares entre diabetes e doenças cardiovasculares

Diabetes é o tipo de doença que faz o favor de ferrar com as pessoas de todas as formas possíveis. Eu já tinha noticiado a ligação entre hepatite e diabetes tipo 2. Agora, uma nova pesquisa identificou uma conexão celular entre o diabetes e o estreitamento dos vasos sanguíneos. Isso é ótimo, do ponto de vista de um projeto que parece que está lá só para nos causar problemas cada vez mais graves. Olha que legal: além de diabetes com todos os males que ela causa, você ainda ganha de presente doenças cardíacas e possibilidades de AVC intensificadas.

E não esqueça dos problemas hepáticos que eu acabei de relembrar.

O dr. Manuel Navedo é professor de Farmacologia do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina e Ciências Biológicas da Universidade da Califórnia, Davis. Sua pesquisa estuda novos tratamentos para diabetes, ficando na ação da doença em nível molecular, e sua ação no sistema cardiovascular.

Não preciso lembrar a vocês que um dos sintomas do diabetes é a alta concentração de glicose no sangue. Isso todo mundo sabe (sabe?). O que não se sabia é que essa alta concentração de glicose ativa uma enzima chamada Proteína Quinase A ou PKA (sim, uma proteína que faz parte da família das enzimas), que aumenta a atividade do canal de cálcio e contrai os vasos sanguíneos, além de cuidar da regulação de glicogênio, açúcar, e metabolismo de lipídios.

Sim, isso mesmo que você leu. A alta concentração de glicose atrapalha no metabolismo dos açúcares no sangue, quando se achava que a PKA ajudava na dilatação dos vasos sanguíneos. Pacotão completo num efeito cascata. Thank you, Darwin!

Tudo muito bom, tudo muito bem (ou nem tanto), mas para se desenvolver um tratamento contra isso, é preciso saber as condições químicas e bioquímicas que condicionam os processos moleculares que causam isso. Diferente de Homeopatia, que funciona por mágica, medicina de verdade se baseia em Química de nível molecular. Sabendo como as moléculas agem e interagem, basta criar substâncias químicas que interfiram nisso, por meio de outros processos moleculares.

A equipe de Navedo realizou uma série de experimentos sobre os efeitos da glicose elevada nos vasos sanguíneos cerebrais e nas células arteriais que controlam o fluxo sanguíneo. Os testes foram conduzidos ratinhos geneticamente modificados. Em seguida, os pesquisadores se concentraram na relação entre PKA e adenilato ciclase, uma enzima amplificadora, que transforma ATP em AMPc (adenosina monofosfato cíclico), um mensageiro celular com um papel crítico na função das células vasculares. Como bioquímica não é algo simples, existem diferentes adenilatos ciclase, segundo sua estrutura. A versão AC5 é a responsável por mediar a ativação de AMPc e PKA, desencadeando aumento da atividade dos canais de cálcio e estreitamento dos vasos sanguíneos. Eles também descobriram que o AC5 era essencial para a constrição dos vasos sanguíneos nos casos de diabetes.

Resumo do resumo resumido: Diabetes aumenta a taxa de glicose. Concentrações elevadas (mesmo para o padrão de diabetes) ativam a enzima PKA e a enzima AC versão 5. Estas duas em conjunto fazem com que haja desequilíbrio nos canais de cálcio, que controlam a estrutura dos vasos sanguíneos, obrigando-os a se contraírem. A contração dos vasos sanguíneos leva a problemas cardíacos, acarretando, inclusive, acidente vascular cerebral, também chamado de AVC ou derrame.

De resto, faz isso mesmo. Se encha de comida gordurosa e açúcar. O que poderia dar errado?

A pesquisa foi publicada no periódico Journal of Clinical Investigation

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s