Corvos conseguem usar materiais simples para construir ferramentas. E tá melhor que você

Corvos são animais muito espertos. São animais legais, também. Você já viu algum corvo espalhando fake News ou mesmo CRIANDO fake News no WhatsApp? Pois é. Corvos são melhores que cornos como você. (SIM, EU SEI QUE VOCÊ ESPALHA BOBAGENS NO WHATSAPP! ADMITA!!). corvos tem um QI elevado (para uma ave) e são capazes de usar ferramentas, como na fábula de Esopo. Tá bom pra você? Pois fique sabendo que corvos não só são capazes de fazer isso como conseguem criar ferramentas combinando dois ou mais elementos não funcionais, fazendo algo mais complexo; coisa que, até agora, só primatas simiiformes (seres humanos inclusive) eram capazes.

Observar pássaros é maravilhoso! São tantas as belezas… A mãe alimentando os filhotes no ninho em cima da árvore. Também há criaturas estranhas e sinistras, inteligentes e pomposas, que quase espantam o observador, mas a drª Auguste von Bayern só vê as coisas românticas.

A distinta ornitóloga é pesquisadora do Instituto Max-Planck de Ornitologia e da Universidade de Oxford. Ela adora ver nossos amiguinhos emplumados!

No mais recente estudo da doutora Ranheta, digo, doutora Bayern, ficou evidenciado como corvos são ótimos com ferramentas. Tão ótimos que juntam duas peças nada a ver e formam uma ferramenta totalmente funcional. Pode parecer pouco, mas para uma ave é muito! A montagem de diferentes componentes em novas ferramentas funcionais e manobráveis ??foi, até agora, apenas observada em macacos, e os antropólogos consideram a fabricação precoce de ferramentas de compostos humanos como um passo significativo na evolução do cérebro.

Crianças humanas demoram vários anos antes de serem capazes de criar alguma ferramenta realmente útil (bater com o carrinho na cabeça dos pais não é a mesma coisa que usar uma ferramenta). Quanto mais evoluído é o ser, maior é a demora em ter plenas capacidades cognitivas. Mas também quando adquire, é capaz de abrir uma fechadura para depois construir um SR-71 Blackbird.

Bayern estudou como corvos da Nova Caledônia são tão espertos a ponto de resolver problemas complexos envolvendo a antecipação das propriedades de objetos que eles nunca viram.

Hein?

Assim que ele tem algo a resolver, cria uma ferramenta na hora, usando o que tiver à mão, como gravetos, chicletes e clipes de papel. Canivetes suíços são desejáveis mas nem sempre estão ao alcance do bico.

Oito corvos da Nova Caledônia ganharam de presente uma caixa de quebra-cabeças que nunca tinham encontrado antes, contendo um pequeno recipiente de comida atrás de uma porta que deixava uma abertura estreita ao longo do fundo. Inicialmente, Bayern e seu pessoal deixaram alguns galhos suficientemente longos espalhados, e todos os pássaros rapidamente pegaram um deles, inseriram-no na abertura frontal e empurraram a comida para uma abertura no lado da caixa. Todos os oito pássaros fizeram isso sem qualquer dificuldade. Até você seria capaz de fazer isso!

A seguir foi deixada a comida dentro da caixa, mas os pesquisadores fidamães deram apenas uns gravetos bem curtos para alcançar a comida (que efetivamente não alcançavam, claro). O que quatros dos filhotes de Jubileu fizeram foi inserir parcialmente uma peça na outra e usaram o graveto “alongado” para alcançar e extrair a comida.

Os cientistas conseguiam ser mais sacanas ainda, e tornaram a tarefa mais difícil! Forneceram peças combináveis ??ainda mais curtas, e descobriram que uma ave em particular, ‘Mango’, era capaz de produzir ferramentas compostas de três ou até quatro partes.

Você pode achar isso muito meia-boca, mas se bobear, você é incapaz de instalar uma tomada sozinho. Para uma ave, esse nível de cognição é algo estupendo, e se aves tivessem tido o processo evolutivo que nós tivemos, talvez, elas tivessem dominado o mundo. Ou não. Se não fosse um pedregulhão do mal, elas nem teriam precisado disso.

A pesquisa foi publicada no periódico Scientific Reports

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s