Na década de 1960, Stanley Milgram, um psicólogo comportamental, queria saber o que levava pessoas boas a cometerem os mais horríveis atos. Sua ideia era que a simples presença de uma autoridade induz as pessoas a cometerem atrocidades como as dos nazistas. Como saber isso? Para tanto , ele idealizou um experimento que visava estudar o comportamento de alguém infringindo dor dor a outra pessoa, simplesmente por estímulo de uma outra pessoa na sala.
Os resultados mostram como podemos ser insensíveis e até sádicos, mesmo sem deixarmos de ser boas pessoas (isso os que efetivamente o são). André tem vídeo sobre isso? André tem vídeo sobre isso!
Inscreva-se em nosso canal.
https://apis.google.com/js/platform.js
function onYtEvent(payload) {
if (payload.eventType == ‘subscribe’) {
// Add code to handle subscribe event.
} else if (payload.eventType == ‘unsubscribe’) {
// Add code to handle unsubscribe event.
}
if (window.console) { // for debugging only
window.console.log(‘YT event: ‘, payload);
}
}
Esses dias eu assisti na Netflix ao filme que é usada na thumb desse vídeo. O filme falou sobre o experimento de Milgram, o experimento de Asch (inclusive teve um ator fazendo o próprio Asch) e no filme também foi falado sobre aquele “game show” francês que de game show não tinha nada – https://ceticismo.net/2010/03/17/game-show-frances-simula-o-experimento-de-milgram-o-ser-humano-nao-muda/
CurtirCurtir