As geniais perguntas burras para quem se acha esperto

Grandes Nomes da Ciência: Maria Mitchell
Religiosos ensinam humildade construindo templos milionários

Normalmente, aparece, vez por outra, alguma imagem com um desafio. Não-raro, vem com a cara do Albert Einstein e começa com “Só gênios acertam essa”. Isso deve calar fundo na alma das pessoas, pois correm para responder. Afinal, como assim eles vão deixar de se considerar gênios? Nisso, apareceu mais uma. A imagem a seguir:

Só sendo um gênio vai saber qual tanque enche primeiro, certo? Pois preste bastante atenção.

Você será muito esperto se responder G. Mas só será um gênio se responder F. Motivo? Ora, meu caríssimo, preste atenção. O tanque A alimenta o tanque B, que alimenta o tanque C, que NÃO alimenta o tanque D. Se você prestar um pouco de atenção, verá que o cano que sai de C para D está dando numa parede fechada. Legal, né?

Bem, você respondeu F e se acha um gênio. Bem, Jeanie, volta para a garrafa, pois você é muito burro! Tá, ok. Não vou lhe ofender. Você simplesmente é fruto do atual sistema educacional tosco, e não passou por problemas tipo:

Uma torneira enche um de tanque 30 litros a uma vazão de 10 litros por hora. Sabendo que o ralo deste tanque escoa água para fora a uma razão de 5 litros por hora, pergunta-se: Quanto tempo demorará para encher o tanque?

Qualquer coisa que envolva tanques enchendo ou se esvaziando é preciso saber o mais básico dos dados: qual a vazão?

Vazão é o volume de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto, livre ou forçado, por unidade de tempo. Em outras palavras, vazão é a velocidade que determinada quantidade de fluido, medida com precisão, passa por um cano ou coisa similar, em um certo tempo conhecido. Digamos, a velocidade que ao abrir a torneira, a sua caixa d’água de 1000 litros esvazia.

Se a vazão de saída for maior que a de entrada, teremos o seguinte enunciado.

Uma torneira enche um de tanque 30 litros a uma vazão de 5 litros por hora. Sabendo que o ralo deste tanque escoa água para fora a uma razão de 10 litros por hora, pergunta-se: Quanto tempo demorará para encher o tanque?

A resposta para isso seria: nunca. Toda água que cai no tanque vai embora. Entenderam? Agora, vejam o diagrama de novo. Ele diz a vazão de entrada de água no tanque A? não, não diz. Se a vazão de entrada for maior que a de saída, a reposta vai ser “A enche primeiro”, pois não importa a vazão de entrada no reservatório B e os demais. A sempre encherá primeiro.

Mas, André, e se a vazão de entrada de A for menor?

Não importa. Não é isso que diz o problema, e eu não posso imaginar as condições. Eu poderei dizer “E se quando estiver enchendo o tanque, um Balrog aparecer e quebrar tudo?” ou “e se tudo estiver na ISS, com imponderabilidade?” E se… e se meu pai fosse mulher, eu teria duas mães; eu não posso inventar condições para tampar o buraco de pergunta mal feita. É o mesmo que eu ir agora no RH do meu emprego e disser “Olha, pra mim já é dezembro e eu ainda não recebi o décimo terceiro”. O chefe do RH vai rir, eu vou rir, e vai ficar por isso mesmo.

Num sistema lógico, você deve trabalhar com as constantes e variáveis propostas. Se não é passado nenhum dado, a questão não é computável. É o mesmo que eu disser “faça esta conta” e não der os números com os quais você tem que trabalhar, e foi mais ou menos isso que aconteceu entre Kepler e Tycho Brahe. O segundo dispunha dos mais acurados dados sobre as posições dos planetas, mas não queria passar a Kepler. Kepler tinha que praticamente adivinhar para poder fazer os cálculos e, por isso, não fez cálculo nenhum. O que Tycho Brahe queria era incomputável.

Então, queridos, quando surgirem mais desses desafios (idiotas) perguntando se você é um gênio, pode ter certeza: só o fato de você se predispor a fazer já mostra que você não é. Se você fosse um gênio teria deduzido sozinho as 3 Leis de Kepler, escrito uma sinfonia aos 7 anos ou terminando uma teoria revolucionária que lhe dará o prêmio Nobel.

Tudo bem, não se ofenda. Eu também não sou um gênio. Mas sou um pouquinho mais esperto por ter consciência disso.

Grandes Nomes da Ciência: Maria Mitchell
Religiosos ensinam humildade construindo templos milionários

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Quer opinar? Ótimo! Mas leia primeiro a nossa Polí­tica de Comentários, para não reclamar depois. Todos os comentários necessitam aprovação para aparecerem. Não gostou? Só lamento!

  • Nenhum tanque vai encher pois:
    1) A torneira não está conectada;
    2) O sistema de tanques na ilustração está claramente enterrado em areia.

  • Slade

    Eu mesmo sou um idiota, imbecil e pateta, minha esposa faz questão de me lembrar isso todos os dias, nem preciso fazer o teste…

  • Aqui no Brasil, um dos membros mais famosos da Mensa é o Roger Moreira, “cantor” do extinto grupo de roque brasileiro ultraje a rigor.

    I rest my case.

    Lucas Monteiro respondeu:

    Exatamente, mas o que mais me enfurece é que a maioria deles se acham serem superiores por que passaram num teste retardado de Q.I e entraram nesta “sociedade brilhante”.

    cloverfield respondeu:

    A mim parece que essa Mensa é mais uma reunião para masturbação mental do que um grupo útil.

  • Pirata Espacial

    Pois agora!!! As pessoas preferiram trocar as revistinhas de palavras cruzadas pelo facebug, deu nisso!!!!