Achada antiga ferramenta que ajudava no fabrico de cordas

Eu rio muito quando o pessoal fala que “adora tecnologia”, só porque comprou um celular novo. Nós já tínhamos tecnologia quando quebramos um pedaço de pedra para servir de arma ou utensílio para esmagar grãos (e a cabeça dos adversários). Por isso eu gosto muito do canal Primitive Technology, em que o cara monta abrigo (inclusive de tijolos e telhas), armas, panelas etc, só com o que encontra pelo que tem ao seu redor. Ele tem até um vídeo ensinando a fazer corda, mas nossos ancestrais eram mais espertos; como pode provar a descoberta feita por cientistas alemães. Trata-se de uma ferramenta, um dispositivo tecnológico que ajuda a fazer cordas.

Porque fazer totalmente na mão é coisa de silvícolas atrasados.

O dr. Nicholas Conard é professor de Ecologia do Departamento de  Pré-História, mais especificamente do período Quaternário, da Universidade de Tübingen. Ele e seus colaboradores estudam uma peça para lá de interessante. Sim, essa aqui embaixo, bem detalhada.

Se eu e você a tivéssemos encontrado, provavelmente não teríamos dado a menor pitomba, mas o dr. Conard sabe do que se trata quando encontra algo pertinente ao seu ramo de estudo, já que a peça não estava limpinha. O que foi encontrado estava neste estado aqui:

Cordas são acessórios muito importante do homem moderno do período pré-histórico. Aliás, ainda é hoje em dia. Não se sabia direito como faziam as cordas, imaginando-se que nossos tatatatatatatataravós faziam na mão, mesmo. Só que eles eles eram mais espertos que vocês, seus n00bs.

A descoberta foi feita em Hohle Fels, um sítio arqueológico que já nos presenteou com muitas coisas interessantes.

Pô, wikipédia em alemão?

Joga no Google Translator. problema teu!

A descoberta feita pela equipe do dr. Conard mostra a engenhosidade de nossos parentes. A peça feita com marfim de mamute foi cuidadosamente esculpida, tendo 20,4 cm de comprimento com quatro furos entre 7 e 9 mm de diâmetro. Cada um dos furos é forrado com incisões profundas em espiral, e precisamente cortadas. A nova descoberta demonstra que esses entalhes elaborados são características tecnológicas dos equipamentos de fabrico de corda ao invés de apenas decoração. Mas, claro, você quer saber como ela funciona, né? Tem os vídeos do pessoal demonstrando seu uso:

Tecnologia é algo que acompanha os seres humanos antes mesmos de sermos humanos. Fabricação de utensílios demanda tecnologia, já que é preciso criar ferramentas, e isso demanda intelecto. Nosso desenvolvimento cognitivo fez maravilhas e nos ajudou a fabricar um mundo novo, mesmo que começasse com uma simples corda.


Fonte: Universidade de Tumbigen

Um comentário em “Achada antiga ferramenta que ajudava no fabrico de cordas

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s