Fiofó Robótico ajuda médicos a detectar câncer

Em pleno século XXI, ainda temos várias incidências de câncer de próstata, porque, por algum motivo que me escapa, o sujeito acha que só porque vai no médico fazer um exame, a vizinhança toda saberá, com o médico gritando num alto falante “AÍ, Ó! ENFIEI O DEDO NO CU DO Sr. ADEMAR!” Médicos são muito discretos, acreditem, sem falar no princípio do sigilo médico-paciente.

Agora é a vez da Engenharia resolver parte desse problema, em que cientistas desenvolveram um reto robótico capaz de dar inúmeras informações. É praticamente uma bunda biônica.

O dr. Fernando Bello tem doutorado em Sistemas Biomédicos e é pesquisador do Departamento de Cirurgia e Câncer da Faculdade de Medicina do Imperial College de Londres. Ele chefia uma pesquisa que analisa as capacidades de “nádegas sintéticas”, tendo elas um reto construído com tecnologia robótica, o qual ajuda na formação e capacitação de médicos e enfermeiros para poderem realizar exames retais com o máximo de realismo possível.

Péra. Quer dizer que eu não terei isso aí enfiado na minha bunda?

Exatamente. É só para aprendizado, mesmo.

Então a imagem de abertura…

Eu não resisti. Desculpe.

Err… sim, Ok. Mas, sei lá, e se aparecer uma vontade, não sei, de novas experiências?

Meu filho, você bateu no site errado.

A bunda biônica é capaz de recriar com precisão o que acontece num reto, bem como fornecer feedback sobre a técnica de exame empregada no instante que o candidato a doutor estiver efetuando. Ou seja, enfiou o dedo, o sistema diz “enfia mais um porque quero uma segunda opinião, doutor”.

(eu não devia fazer este tipo de piada)

O dispositivo que está sendo desenvolvido contém pequenos braços robóticos que aplicam pressão ao reto silicone, para que possa recriar a sensação e ter retorno tátil de informação. Isso é muito útil, pois o dr. Bello e sua equipe usam a tecnologia para treinar médicos e profissionais de saúde a enfiarem o dedo corretamente, enquanto no monitor aparecem informações e um modelo tridimensional do reto e da próstata, permitindo que o médico, com o auxílio de óculos 3D, consiga ver por onde está se metendo.

Sim, eu sei que você pensou em muitas possibilidades a serem empregadas em filmes educativos.

O dispositivo está sendo apresentado esta semana na conferência internacional Eurohaptics no próprio Imperial College. Vai até o dia 07 julho. Corra para experimentar também.


Fonte: Alpha Galileo

Um comentário em “Fiofó Robótico ajuda médicos a detectar câncer

  1. Prevejo periféricos de realidade virtual para disseminar conhecimento clínico às massas. Era o óbvio, mas alguém tinha de dizer.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s