O que é Ceticismo?

As pessoas não sabem o que é ceticismo. Pensam que é coisa de ateu satanista do Inferno. Outros confundem ceticismo com ignorância. Tem os que acham que religiosos não podem ser céticos, além dos que pregam que todo mundo é cético 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Cético pra lá, cético pra cá. Ceticismo parece que virou cartão de visitas ou ato condenatório. Afinal, o que é ceticismo?

Inscreva-se em nosso canal.

https://apis.google.com/js/platform.js
function onYtEvent(payload) {
if (payload.eventType == ‘subscribe’) {
// Add code to handle subscribe event.
} else if (payload.eventType == ‘unsubscribe’) {
// Add code to handle unsubscribe event.
}
if (window.console) { // for debugging only
window.console.log(‘YT event: ‘, payload);
}
}

2 comentários em “O que é Ceticismo?

  1. No minuto 4:00 que você falou que o pessoal quer que você seja “cético” com relação à fosfoetanolamina. Esse mesmo pessoal quer que você também seja “cético” com relação à homeopatia, à teoria da evolução, ao reiki, à viagem do homem à lua, à teoria da terra plana, ao aquecimento global, ao derretimento das calotas polares e a todos os outros tipos de assuntos ao qual esse pessoal já tenha uma opinião pré-concebida (obviamente que não foi pré-concebida por meio de artigos científicos). Quer que primeiramente você seja “cético” para que depois você diga o que eles querem ouvir, pois vai você realmente ser cético (agora sem aspas mesmo) com relação a tudo isso (como, por exemplo, a essa grande elite global dominante que é tão secreta que um monte de gente sabe que ela existe e sabe que ela é secreta. Parece até o James Bond, o agente secreto que todo mundo sabe que ele é agente secreto) e começa a questioná-los. Creio que o pessoal mais xingue a ti não por você dizer algo que eles não queiram ouvir, mas por você questioná-los, e esse pessoal odeia ser questionado. Afinal, é uma questão de fé e de querer acreditar.

    Fazendo um paralelo com algo que eu conheço bem, parece até esses sofativistas que dizem que devemos ser críticos e céticos com relação a tudo que a imprensa-golpista-burguesa-conservadora-fascista-reacionária-autoritária-malvada-feia-chata-boba-elitista-racista-branca-de-olhos-azuis, mas em relação ao que esses sofativistas dizem, deve-se engolir bovina e acefalamente. E vai você questionar o que é dito por esses sofativistas. Na hora, os sofativistas (e os burros, ignorantes, estúpidos, imbecis, parvos, analfabetos, beócios, néscios, boçais, tapados, idiotas, pascácios, retardados, tolos, cretinos, iletrados e bocós dos seus seguidores) já despejam em cima de ti todo o caminhão de ofensas que são tão peculiares deles, com coxinha, petralha, tucanalha, mortadela, MAV, reaça, mascu, mangina, teu pai é travesti, além de palavrões e outras ofensas tão típicas do pessoal com 10 (anos de idade cronológica, anos de idade mental e pontos de QI).

    Aliás, falando de ceticismo e sofativistas e para implodir a ideia de que ceticismo só vale para religião, um coisa que tem sido alvo de ceticismo é a Internet. Não propriamente a Internet, mas algumas ideias idiotas com relação à Internet, como a de que a Internet ajuda a aproximar as pessoas (e eu sempre lembro daquele aplicativo do Facebook que diz qual o seu “amigo” está mais próximo de ti), de que Internet melhora desempenho escolar (ideia essa que já foi mais do que destroçada por meio de estudos do MIT, Cambridge, Oxford e UNICAMP), de que Internet faz a pessoa ficar mais e melhor informada (tanto é que Google e Facebook estão tomando algumas medidas contra os sites de fake news, tudo graças aos burronautas que ligam o computador e desligam o cérebro) e de que Internet faz com que o cidadão se mobilize e se politize mais (precisa que diga alguma coisa?)

    Ufa!! Terminei.

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.