Em 2011, estava rolando uma brincadeira no Twitter, com o pessoal falando mal de canhotos. Eu resolvi entrar na brincadeira e escrevei um artigo falando do porquê os canhotos deveriam ser combatidos. Os retardados de um sitezinho ficaram de mimimi dizendo que eu roubei a ideia deles. Curiosamente, aqueles espertões "esqueceram" que tinha muitos artigos MEUS copiados lá, sem minha autorização, (e sim, eu sei que vocês ainda leem meu blog, seus idiotas).
Deixando isso de lado, canhotos sempre foram mal vistos, a ponto de terem livros tentando combater isso. Estamos falando da Idade Média? Não, século XX.
Um certo J. W. Conway lançou um livro em 1935 chamado The Prevention and Correction of Left-Handedness in Children. Esta obra idiota visava corrigir um mal que assolava a humanidade, já que o canhotismo sempre foi mal visto desde tempos bem, bem mais antigos. Parte do que eu escrevi no texto supracitado é verdade. "Sinistro" vem do italiano "sinistra" e se refere à esquerda. O que vem de Deus sempre veio do lado direito.

Sim, havia campanha para fazer as crianças deixarem de ser canhotas. Mas isso foi antes até mesmo da descoberta do DNA. Portanto, com o avanço da Ciência, ficaríamos mais cultos, certo? Errado! Eu mesmo VI no colégio onde estudava uma freira amarrar a mão esquerda de um aluno canhoto, porque era errado escrever com aquela mão. O certo é escrever com a direita! O próprio Benjamin Franklin, que era canhoto, escreveu para o equivalente à nossa Secretaria da Educação, meio que indignado:
If by chance I touched a pencil, a pen, or a needle I was bitterly rebuked; and more than once I have been beaten for being awkward and wanting a graceful manner (…) I am with profound respect, Sirs, your obedient servant.
THE LEFT HAND
Se por acaso eu tocava em um lápis, uma pena (não existiam canetas na época), ou uma agulha, eu era severamente repreendido; e mais de uma vez eu fui espancado por ser desajeitado e que necessitado de uma maneira mais graciosa (…) Eu sou, com profundo respeito, Senhores, seu servo obediente.
UM CANHOTO!
Mas isso foi há muito tempo, em tempos tradicionalíssimos. As pessoas não são mais assim, certo? ERRADO! Eu não sou canhoto, mas gosto de usar relógio no pulso direito. Ainda hoje sou criticado, porque o "certo" é usar no pulso esquerdo. Quando eu pergunto o por quê, acontece dois tipos de reação:
1) Não respondem, já que eles mesmos não sabem, mas a tradição (a cultura dos idiotas) diz que é assim;
2) "Quem usa relógio no pulso direito são mulheres. Homens usam no pulso esquerdo". Isso é interessante se formos usar algo chamado "cérebro".
Por que mulheres TÊM que usar relógios no pulso direito? Novamente a tradição? Isso tem a ver com o órgão sexual? Tipo, o cara que era homem e usava relógio no pulso esquerdo terá que passar a usar no pulso direito se fizer uma operação de mudança de sexo? Ou será que alguém que usa relógio num pulso terá seu órgão sexual PUF transformado ao usar relógio em outro pulso? E quem é ambidestro e usa relógio em qualquer um dos pulsos? É hermafrodita?
O trabalho do sr. Conway era importante na época, pois o mundo moderno se desenvolvia rápido, e por mais absurdo que pode parecer, as máquinas eram desenhadas para serem usadas por pessoas destras. Você acha isso maluquice? Acha que isso era por causa de resquícios da Revolução Industrial, com fábricas e rodas dentadas etc? Então, talvez nunca tenha estudado com carteiras em colégios como essas aqui:

Pois é. Se você for destro, não tem problema nenhum. Se for canhoto, praticamente tem que fazer um kamasutra pedagógico, tentando arrumar um modo confortável para escrever. Como 10% da população é canhota, ninguém se preocupa. Mais fácil amarrar a mão, mesmo. Mas, isso é carpintaria. Não tem muito a ver com informática. Como seria nesse caso o mundo dos canhotos? Bem, vamos da uma olhada na configuração de mouse do Windows 95/98:

E não era exclusivo do Windows. O próprio OS/2 Warp tinha configuração para "left-handed", isto é, canhotos:

Conhecendo como as pessoas se ofendem por pouca coisa, imagino que alguém tenha reclamado muito, mesmo apesar da Internet não ter o alcance de redes sociais nesta época, porque praticamente elas não existiam com a quantidade que temos hoje, e o pessoal reclamão ainda nem ter nascido ainda. De qualquer forma, no Windows XP essa designação mudou para:

Ou seja, o mouse foi pensado em ser usado tanto por destros como por canhotos, usando configurações diferentes. O problema dava quando as instruções diziam "clique no botão direito", que quando estava usando a versão "canhoto" passava a ser o esquerdo. Isso confundiu mais que ajudou. Deve ser por isso que de todos os canhotos que eu entrevistei (cinco) 80% afirmou que usavam a configuração normal do mouse, mesmo usando com a mão esquerda. Aliás, por que em alguns jogos de tiroteio você usa o mouse pra mirar e atirar, se demanda um controle mais fino do que andar? Deve ser por causa das teclas com as setas.
Eu não começarei a citar aqui gente famosa que era canhota. Isso seria implicar que suas genialidades eram por causa do gene que os faz serem canhotos, o que seria uma mentira. Entretanto, parece ser uma doideira o caso dos canhotos. Existem muitas pesquisas estudando até se eles são mais sujeitos a acidentes físicos. Eu acho que isso não faz sentido. Será que tem machado para canhotos? Eu já vi gente reclamando que não tem faca pra canhotos. Isso já está virando retardo mental. Aqui algumas pesquisas:
- Being Left-Handed May Be Dangerous To Life, Study Says
- Is being left-handed a handicap? The short and useless answer is “yes and no.”
- Left-Handedness and Accident-Related Injury Risk
- Lefty workers ‘at risk of injury’
- Risk of upper limb injury in left handed children: a study in Greece
Mesmo no século XXI, canhotos despertam uma curiosidade. Olhamos estranho quando vemos alguém escrever com a mão esquerda, como se isso fosse absurdo ou bruxaria. Não é de se admirar com gente surrando homossexuais, pessoas que não têm religião, de partidos políticos diferentes ou mesmo que não gostam dos filmes que nós gostamos. Nos achamos o centro de tudo, e o que é diferente é a exceção. Nós somos a regra.
Nós nunca buscamos encarar outras pessoas como normais. Sempre vemos um detalhe de destaque, seja o penteado ou como carregam seus celulares. Isso, talvez, nem seja um problema. A igualdade seria chata. O problema é quando usamos isso para agir de forma burra e preconceituosa, simplesmente porque queremos que todos sejam iguais ao que idealizamos. Assim, fica muito difícil lidar com os seres humanos

Com a esquerda, tente usar tesouras. E como eu descobri no mês passado, uma daquelas cortadoras de azulejos. Até no manual tem indicação sobre perigo de mutilação se usado por canhotos.
CurtirCurtir
Minha filha mais nova é canhota e era uma tortura para ela usar tesouras. Depois de muito pesquisar encontramos tesouras “esquerdas”.
Abrir latas então………
CurtirCurtir
AS carteiras da foto não são tortura apenas para canhotos, é simplesmente um exercício de paciência estudar naquilo.
CurtirCurtir
Sou casado já tem oito anos e minha esposa acha graça toda vez que me vê escrevendo.
CurtirCurtir
Parabéns pela citação ao OS/2 (eu usava-o). E como trabalho com informática, tive tendinite, o que me obrigou a usar o mouse com a esquerda. Me habituei a usar com as duas, mas sempre que uso com a esquerda me perguntam se sou canhoto. A vontade de responder “faz diferença?” é grande, mas respondo que sou ambidestro com o mouse.
Faltou a óbvia comparação na língua inglesa: right (certo/direita/correto).
CurtirCurtir
Com tesouras eu ate que nao tive problemas e cadernos com espiral dava pra passar com algum esforço. O que nunca consegui usar mesmo são abridores de lata, tanto que ate hoje quando preciso, abro com uma faca.
Certa vez, na primeira vez que vi um carro inglês andando nas ruas daqui eu, uma criança ingênua, perguntei do meu pai se aquilo era um carro pra canhoto passar as marchas mais facilmente. :)
CurtirCurtir
esse texto como dizia a tia Nastácia é ”coisa do Canhoto”
CurtirCurtir
Gostei dos 2 artigos, bem bacanas.
Só uma coisa quanto às facas de canhotos: Eu fui sushiman por algum tempo e a faca de sushi é afiada somente em um lado, então os canhotos precisavam comprar facas de canhotos, senão não conseguiam cortar os peixes direito.
Você devia escrever mais artigos sarcásticos, são bem legais!
CurtirCurtir
Heheh, o sarcasmo é regra aqui!
CurtirCurtir
Até no Paraíso há preconceito quanto a isso.
Jesus subiu aos céus, e está sentado à direita de Deus (Mc 16 19).
Fala isso como se fosse um privilégio.
Já é difícil conseguir a tão famosa salvação, e chegando lá, será que ainda vamos ter que brigar por um lugarzinho à direita do Pai?
À esquerda não serve?
CurtirCurtir
À esquerda é lugar do nosso amigo Satanás.
CurtirCurtir
Quando vi a foto das carteiras me deu saudade…
Minha solução? Usava a da esquerda para escrever.
CurtirCurtir
“Aliás, por que em alguns jogos de tiroteio você usa o mouse pra mirar e atirar, se demanda um controle mais fino do que andar? Deve ser por causa das teclas com as setas.”
Não entendi. Você acha que o controle fino deveria ser com as setas?
CurtirCurtir
Se não entendeu, leia de novo até entender.
CurtirCurtir
Foi engraçado, quando eu era criança e coloquei a tesoura na mão direita pela primeira vez, percebi como se encaixava perfeitamente. Mouse só com a mão direita, com a esquerda pareço um orangotango. Abridor de latas idem, inútil lutar contra seu formato para destros.
Ironia das ironias, Ned Flanders, o mais carola dos carolas, é canhoto.
CurtirCurtir