Ceticismo.net aceita o Desafio do Gelo

A bem da verdade, ninguém me desafiou, mas quem se importa com detalhes sem importância? Sendo assim, gravei um vídeo no qual eu faço o desafio do gelo, e isso para que VOCÊS, seus idiotas, tomem vergonha na cara e participem da campanha, doando um pouco do seu rico dinheirinho para a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÍFICA – ABrELA.

Sem mais delongas, vamos ao vídeo!

Vocês não imaginaram simplesmente que eu ia tomar banho de gelo, certo? Bem, a doação foi feita e, é claro, vocês vão querer saber o porque eu fiz isso.

Como aqui é um blog de ciência, resolvi fazer a brincadeira neste estilo. Ele mostra o efeito crioscópico, onde o sal jogado sobre o gelo abaixa a temperatura do sistema para abaixo de zero, fazendo com que a água no tubo de ensaio perca muito calor e passe do estado líquido para o estado sólido. Isso é uma forma de demonstra propriedades coligativas da solução.

Obviamente, o vídeo está acelerado, pois você não ia ter saco para ficar minutos a fio olhando para a mesma cena. Nenhuma montagem foi feita, nenhum efeito especial, apenas Ciência.

Fica então o meu desafio para os seguintes:

Quero ver o vídeo de vocês aceitando o Desafio do Gelo E você aí, pode contribuir para com a ABrELA

Doação de material para paciente e família: cadeira de rodas adaptada, cadeira de banho, dieta enteral industrializada, cama hospitalar, sondas de aspiração, sondas nasoentérica calibre 12, gastrostomia percutânea endoscópica, aspiradores de saliva, fraldas descartáveis, cesta básica e outros.

OBS: O material acima descrito poderá ser mais especificado e indicaremos onde você poderá obtê-lo pelo fone 11 5579.2668 ou e-mail: abrela@abrela.org.br.

Material de escritório e informática;

Doação financeira: que pode ser depositada na conta da ABrELA:

Banco Santander – Ag. 3919 – Conta Corrente 130001906.

Maiores informações no e-mail acima ou: (11) 5579-2668

Faça a sua parte!

2 comentários em “Ceticismo.net aceita o Desafio do Gelo

  1. André,uma dúvida.A temperatura fora do tubo não se mantém constante,antes e depois da colocação do sal?Para mim o calor perdido pelo sistema seria somente para mudança de fase,aumentando o ponto de congelamento do gelo fazendo-o fundir,mas retirando calor do tubo e congelando a água dentro dele.

    1. A temperatura do tubo se manterá constante em zero grau Celsius, exatamente o ponto de congelamento da água. Já o do gelo com sal tem que ser menor, porque ele começará a ter elevação de temperatura, pois começará a entrar em equilíbrio térmico com o tubo e o ambiente externo.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s