3 exoplanetas são encontrados pelos cientistas da ESO, e todos estão no ponto certo!

Uma equipe de astrônomos da Agência Espacial Europeia (ESO) não se contentou com apenas um exoplaneta, e com o auxílio de novas observações, descobriram que não é um ou dois planetas, mas três! Estes três planetas, de acordo com estudos, são potencialmente habitáveis; mas não se anime, isso ainda não implica que algum ET implicante vem colocar uma sonda no seu bumbunzinho (ainda).

Gliese 667 é um sistema estelar triplo situada na região da constelação de Escorpião. Este sistema encontra-se a uma distância de 22,7 anos-luz, isto é, a luz demora 22,7 anos para sair de lá e chegar aqui, e como nada viaja à velocidade da luz a não ser a própria luz, é muito pouco provável que alguém saia de lá e venha aqui. Culpe Einstein. Gliese 667 tem pelo menos seis planetas orbitando-a, mas apenas 3 estão na zona habitável, a Goldilock Zone.

Você conhece a historinha em que Cachinhos Dourados encontra uma cabana. Nela, 3 tigelas de mingau estão sobre a mesa. Uma estava quente demais, a terceira estava fria demais e a segunda estava supimpa. Depois de comer feito uma desesperada, ela foi pro quarto. Uma cama estava dura demais, outra estava macia demais e a terceira estava ótima. Ela cai no sono. Quando os 3 ursos chegam, Papai Urso fica bolado que andaram comendo o mingau e o ursinho denunciou que havia alguém dormindo na cama dele. Depois os ursos estraçalham a menina.

Claro, na versão adocicada não é bem assim, mas não importa. É por causa desta historinha que os cientistas batizaram a zona habitável de Goldilock Zone. Este é o lugar num sistema estelar onde os planetas não estão tão próximos de sua estrela, a ponto de tudo virar torresmo ou muito longe em que toda a água vire cubo de gelo. Esta é a região onde a temperatura média permite que haja água líquida, e com ela, vida!

Usando o projeto HARPS (High Accuracy Radial velocity Planetary Search – Pesquisa Planetária de Velocidade Radial de Alta Precisão) – um conjunto de telescópios dotados de espectrógrafos de alta precisão, situados no Chile – os pesquisadores puderam determinar que não apenas um, mas 3 planetas estão na Zona Habitável de Gliese 667C, a terceira estrela do sistema Gliese 667. No total, o sistema estelar, que seria equivalente ao nosso Sistema Solar, tem 6 planetas, e sim, vamos estudar todos eles! A pesquisa foi enviada para a Astronomy & Astrophysics, mas você poderá ler o *.pdf AQUI.

A descoberta nos ajuda a entender nosso próprio mundo, pois é isso que a Ciência faz:  ajuda a entender porque estamos aqui, e não as bobagens metafísicas. Nós estamos aqui simplesmente porque a Terra está na Zona Habitável do Sistema Solar. Ela não foi feita para que estivéssemos aqui. estamos aqui porque aqui era o único lugar em que a vida poderia ter se desenvolvido, e quase não vingamos.

Ah, sim! Tem videozinho com uma concepção artística da Zona Habitável de Gliese 667C:


Fonte: ESO

3 comentários em “3 exoplanetas são encontrados pelos cientistas da ESO, e todos estão no ponto certo!

  1. Isto é maravilhoso, apesar das malditas distâncias! Eu deveria ter processado o Roddenberry por propaganda enganosa, por ilusão de menor impúbere, ou qualquer coisa assim…

    Curtir

  2. PERFECT !
    Agora é só esperar uns 2 ou 3 bilhões de anos para podermos visitar nossos vizinhos inter-planetários afim de termos uma conversa ‘social’ sobre interesses diversos… Hehe
    Isso mostra o quão eficiente é a ciência em termos gerais, e quão ignorantes são todo aquele que insiste em crer em mitos que ainda perduram-se em pleno séc. XXI

    “Cada artigo que leio é semelhante a uma vela que se acende, tirando me da escuridão em que me encontro”

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.