Bebê chinês sofre com má-formação na espinha, mas a Natureza é ética

Não, a Mãe Natureza não tem nada de mãe e sim de madrasta malvada (se bem  que eu já vi muita madrasta ser mais mãe do que mãe biológica, mas isso é secundário). São doenças de todos os tipos, má-formações e até mau-hálito. A Natureza está sempre pronta a te sacanear, até parar em algum beco sem saída evolutivo. Um exemplo é o caso do menino chinês que nasceu com uma má-formação que, digamos, se tivesse acontecido há uns 100 anos, ele iria ser preso e se fosse há 200 anos, ele seria queimado na fogueira. Deus é muito bom, né?

NÃO! Deus não tem nada de bondoso, pelo simples motivo que mesmo que houvesse um deus, este ocorrido jamais seria considerado como obra de uma criatura de puro amor e carinho.

Xiao Wei nasceu em Guangdong, no sul da China. Isso já não é lá o que eu chamo de grande vantagem, mas há um ditado antigo que diz "além de queda, coice". O "coice" foi ter nascido com uma má-formação congênita chamada "espinha-bífida".

A espinha bífida é causada por mais um surto durante a formação do embrião que provoca um fechamento incompleto do arco vertebral embrionário. Esta lesão pode ocorrer em toda a extensão da coluna espinhal, pois não há proteção óssea. As causas podem ser efeitos ambientais, tendência familiar, mas não necessariamente de ordem genética.

Esta doença nunca vem só. Normalmente, traz de presente (de grego) hidrocefalia, paralisia flácida, incontinência dos esfíncteres de reto e bexiga, meningite etc. Sim, a Natureza é uma sacana!

É esta doença que Xiao Wei, um bebê de 7 meses, teve o azar de ter. De acordo com o Daily Mail, Xiao não pode ser operado, pois seus médicos disseram que não é uma questão de cortar o troço fora. Mesmo que se corte, voltará a nascer de novo. O que pode ser pior que isso? Bem, pode ter uma aparência assim:

Imaginem quantas crianças nasceram assim, sem força nas pernas para sequer ficarem em pé, dando sorte se engatinharem a partir dos 2 anos de idade.. Pensem naquelas crianças que foram julgadas como sendo demônios e mortas em algum ritual de purificação, exorcismo e desencapetamento. Ainda hoje seriam mal-vistas, atrapalhando a sua socialização, pois se há poucos anos o simples fato de você ser canhoto já fazia gente se benzer, imaginem ter uma protuberância dessas. Não foi à toa que eu coloquei a imagem acima como abertura do artigo. Entendemos, portanto, de onde vêm os mitos, do medo, das perseguições, dos assassinatos frios por causa de uma simples má formação, a mando de um deus (?) bom, justo e misericordioso.

Ah, mas a China tem muitos ateus. De ser isso. Nunca a veríamos nos Estados Unidos, uma nação temente a Deus.


Para saber mais:

7 comentários em “Bebê chinês sofre com má-formação na espinha, mas a Natureza é ética

  1. Acredito que o que é ruim na Natureza é o seu controle de qualidade. Alguém já parou para pensar em quantos e quantos milhares de embriões, mau formados, são descartados por dia (abortos involuntários)? Tudo feito para que nasça crianças da melhor maneira possível, imagine se não fosse assim.
    Mas a Lei de Murph postula que a Natureza não é só falha mas é, também, canalha.

    1. @ouvidor, Mas não há controle de qualidade. Há quantidade.
      MIlhões de espermatozóides, centenas de óvulos, várias conceções que não se alojam no lugar certo e são descartadas. É natural que as que ocorrem tudo bem saim seres humanos “perfeitos” e que de vez enquando, algumas que deveriam ser descartadas vinguem.
      Não estou dizendo que pessoas com deficiencia devam ser descartadas, apenas que a natureza não possue certificação ISO ou selinho do INMETRO.

      1. @JCFerranti, Sim, pela quantidade também, mas a natureza faz uma seleção “natural” e tende a descartar aquilo que não será “perfeito” ou útil para a sobrevivência da espécie (aí há uma forma de controle de qualidade) é nós não somos culpados pela seleção natural. Mesmo assim há erros grosseiros, tal como fetos anencéfalos – chamo isso de péssimo controle de qualidade.

        1. @ouvidor, A natureza erra muito com a intenção de acertar apenas um pouco, mas esse pouco é tudo que é necessário para a adaptação da vida ao ambiente.
          Mas isso é só até Deus resolver parar com a criancice e descer do seu trono nos céus pra botar ordem na casa e o coisa-ruim pra correr, enquanto isso não acontece, para se fazer um omelete ainda vamos precisar quebrar alguns ovos.

  2. Se todo ser humano acopanhasse o trabalho de um(a) pediatra neo-natal durante um mês……esse mito de “natureza perfeita” cairia por terra.

  3. Nem ouso pesquisar se há clínicas especializadas aqui no Brasil. Afinal, somos um país laico! Com certeza temos! E públicas ainda :)

  4. Essa má formação não é causada também pela falta de ácido fólico durante a gestação?
    Ou estou trocando as bolas/

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s