Hidrogel é capaz de voltar à sua forma primitiva

O chato de escrever certos artigos é que as piadinhas estão prontas antes de se começar a deitar as letras na tea. Piada pronta não tem graça e as piadinhas sobre o Skynet.jás nascerão velhas.

Pesquisadores da Universidade de Cornell estão trabalhando num novo hidrogel. Seria mais uma da miríade de substâncias químicas sintéticas existentes, mas esta é especial: ela é feita numa determinada configuração, e mesmo que se liquefaça, volta depois à sua forma original. Eu falei que dava piada pronta, então, só voltarei depois do break. I’ll be back.

O dr. Dan Luo é professor do Departamento de Engenharia Biológica e Ambiental da Universidade de Cornell, a mesma universidade onde Carl Sagan trabalhava. Ele e seus colaboradores produziram um hidrogel que mais parece o Wolverine: ele é "montado" num determinado formato, e mesmo que seja liquefeito, volta à sua forma original, bastando adicionar água. É o que se pode chamar de "Metamaterial com Memória". O vídeo abaixo ilustra o ocorrido:

Soluções coloidais são soluções cujos diâmetros das partículas suspensas variam entre 1 e 100 nanômetros (1 nm = 10–9 metros). Um hidrogel é quando a água está suspensa no meio dos sólidos, com ponto de fusão baixo. Na verdade, nem é ponto de fusão, pois não é um sólido, apenas parece estar sólido. Um exemplo disso é a gelatina que você come na sobremesa.

Com relação ao vídeo, como vocês puderam perceber, os pesquisadores criaram hidrogéis em moldes com a forma de letras D, N e A e foram liquefeitos. Assim que eles foram re-hidratados, eles absorveram a água, voltando ao estado de gel.

Ao ser analisada sob um microscópio eletrônico, a amostra aparece como se fosse um "ninho de passarinho", com partículas que se cruzam como filamentos, o que faz com que eles voltem à forma original em que foram criados. A pesquisa foi publicada no periódico Nature Nanotechnology.

A substância é classificada como "metamaterial", pois suas propriedades não são semelhantes a nada que exista na Natureza. Sua utilidade se relaciona com tratamento médico, onde muitos medicamentos são envoltos em hidrogéis, pois este vai se deteriorando aos poucos, liberando o medicamento gradativamente. Com a propriedade de voltar ao seu estado original, no qual fora moldado, o hidrogel em questão pode ser usado em cirurgia reparadora, tomando o lugar de tecidos que sofreram algum tipo de dano sério, como queimadoras, bem como ser usado para pegar o formato de feridas, de forma que atue apenas localmente.

As ideias para aplicações estão surgindo, mas o hidrogel já mostrou seu potencial. Suas pequenas partículas dispersas mostram-se úteis em que casos como medicação na base da força bruta é desnecessária, e preferindo-se a astúcia ao invés disso, como Saladino disse a Ricardo Coração de Leão.

2 comentários em “Hidrogel é capaz de voltar à sua forma primitiva

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s