O chato de escrever certos artigos é que as piadinhas estão prontas antes de se começar a deitar as letras na tea. Piada pronta não tem graça e as piadinhas sobre o Skynet.jás nascerão velhas.
Pesquisadores da Universidade de Cornell estão trabalhando num novo hidrogel. Seria mais uma da miríade de substâncias químicas sintéticas existentes, mas esta é especial: ela é feita numa determinada configuração, e mesmo que se liquefaça, volta depois à sua forma original. Eu falei que dava piada pronta, então, só voltarei depois do break. I’ll be back.
O dr. Dan Luo é professor do Departamento de Engenharia Biológica e Ambiental da Universidade de Cornell, a mesma universidade onde Carl Sagan trabalhava. Ele e seus colaboradores produziram um hidrogel que mais parece o Wolverine: ele é "montado" num determinado formato, e mesmo que seja liquefeito, volta à sua forma original, bastando adicionar água. É o que se pode chamar de "Metamaterial com Memória". O vídeo abaixo ilustra o ocorrido:
Soluções coloidais são soluções cujos diâmetros das partículas suspensas variam entre 1 e 100 nanômetros (1 nm = 10–9 metros). Um hidrogel é quando a água está suspensa no meio dos sólidos, com ponto de fusão baixo. Na verdade, nem é ponto de fusão, pois não é um sólido, apenas parece estar sólido. Um exemplo disso é a gelatina que você come na sobremesa.
Com relação ao vídeo, como vocês puderam perceber, os pesquisadores criaram hidrogéis em moldes com a forma de letras D, N e A e foram liquefeitos. Assim que eles foram re-hidratados, eles absorveram a água, voltando ao estado de gel.
Ao ser analisada sob um microscópio eletrônico, a amostra aparece como se fosse um "ninho de passarinho", com partículas que se cruzam como filamentos, o que faz com que eles voltem à forma original em que foram criados. A pesquisa foi publicada no periódico Nature Nanotechnology.
A substância é classificada como "metamaterial", pois suas propriedades não são semelhantes a nada que exista na Natureza. Sua utilidade se relaciona com tratamento médico, onde muitos medicamentos são envoltos em hidrogéis, pois este vai se deteriorando aos poucos, liberando o medicamento gradativamente. Com a propriedade de voltar ao seu estado original, no qual fora moldado, o hidrogel em questão pode ser usado em cirurgia reparadora, tomando o lugar de tecidos que sofreram algum tipo de dano sério, como queimadoras, bem como ser usado para pegar o formato de feridas, de forma que atue apenas localmente.
As ideias para aplicações estão surgindo, mas o hidrogel já mostrou seu potencial. Suas pequenas partículas dispersas mostram-se úteis em que casos como medicação na base da força bruta é desnecessária, e preferindo-se a astúcia ao invés disso, como Saladino disse a Ricardo Coração de Leão.

Piadas sobre brinquedinhos sexuais fáceis de serem escondidos em 3…2…1…
CurtirCurtir
@El Residente, Thank you!
Falando sério, tive que assistir mais de uma vez pra me conformar com o que vi.
Lembrei-me do T-1000 do filme Exterminador do Futuro 2.
CurtirCurtir