Chimpanzés têm aperto de mão secreto. Devem ser illuminatis

Nossos amigos chimps são muito parecidos com os seres humanos. Além de matarem-se, guerrearem com outros macacos, meterem a porrada uns nos outros e dar uns pegas nas fêmea alheias, eles também têm aquele sentimento de companheirismo, onde até saem de mãos dadas, mas sem cantar a música do Mágico de Oz já que eles não são retardados.

Pesquisadores estudam os diferentes tipos de aperto de mão que os chimps usam, cada um identifica um grupo ou tribo e ai daquele que apertar a mão errado.

Edwin van Leeuwen é doutorando do Departamento de Psicolinguística do Instituto Max Planck. Ele estuda as relações sociais de chimpanzés e como eles se reconhecem em seu grupo social, onde expressões de contato físico (como o apertar de mãos) indicam quem pertence a determinado grupo. A pesquisa foi publicada na PNAS (e você poderá ler o PDF se baixá-lo AQUI).

A ocorrência tem muito pouco a ver com genética, e o fato dos filhotes logo logo aprenderem a fazer isso é apenas porque é ensinado em seu grupo. Alegar que isso seria genético é o mesmo que uma mulher engravidar de um inglês e o filhote nascer de crista falando inglês. O ambiente também não tem a ver com isso, caso contrário eu levaria uma cobaia moça grávida pra Disney para que seu filho vindouro já nasça falando inglês (ou então com duas orelhas enormes e dizendo "Iac! Iac! Iac!".

Os pesquisadores observaram que os chimpanzés jovens aprendem a dar as mãos com os seus anciãos. Isso os ensina desde pequenos a qual grupo eles pertencem, enraizando a filosofia "nós e eles", aprendendo não só a qual grupo pertencem, como dito, mas quem não é do grupo. A vantagem em termos evolutivos é que u grupo protege-se mutuamente, o que lhes dão maior vantagem sobre grupos menos entrosados, digamos assim.

Aqui temos mais um vislumbre de como nossas sociedades surgirão. Não somos os primeiros a desenvolver o instinto social. A bem da verdade, somos os últimos e nem isso soubemos fazer direito. Cumprimentos, laços de amizade, sinais identificadores de grupos etc. Tudo isso o mundo animal já apresentava antes dos humanos toscos aparecerem e estragar o que já não era lá muito perfeito.

2 comentários em “Chimpanzés têm aperto de mão secreto. Devem ser illuminatis

  1. Temos muito mais coisas em comum com chimpanzés do que imaginávamos. Pesquisas e descobertas sobre a inteligência de animais como corvos, cacatuas, bonobos, chimpanzés, entre outros, têm impressionado, mostrando que o filme Planeta dos Macacos não está tão longe da realidade (não que as aves citadas tenham algo a ver).

    PS: cuidado com o termo “fêmeas alheias”. A polícia de pensamento está a solta. ;)

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s