Trânsito de Vênus por entre a Terra e o Sol garante: Astronomia é legal!

Atenção: Se você é daqueles que acham que a passagem de um planeta em frente de alguma constelação qualquer perdida no Cosmos atua com alguma força místicas sei-lá-do-quê, leia o título do site. Leu? Ótimo, pôde ver que ninguém aqui acredita em bobagens de astrologia. Agora, se você acha que a passagem do planeta Vênus por entre o Sol e a Terra é algo digno a ser mencionado, puxe uma cadeira e aguarde junto com a gente.

Depois de Saturno, o outro planeta que mais gosto, onde não vivo é Vênus. O planeta mais mau-humorado do Sistema Solar está em eterno TPM e até Júpiter fica bem longe dele (ou dela, sei lá).

Os Céus não ficam imóveis, nem é feito de uma redoma de bronze com furos, deixando passar a luz do fogo primordial. Vênus está em movimento e passará por nós em breve. O trânsito de Vênus é o fenômeno onde o planeta malvadinho passa por entre a Terra e o Sol. Não se dá sempre. O penúltimo foi em 1882, cujo evento foi usado para calcular a distância da Terra ao Sol. em 2004, os cientistas puderam estudar um pouquinho mais que seus antecessores, pois puderam contar com a tecnologia da Missão Kepler e do TRACE (Transition Region and Coronal Explorer), para o estudo do Sol. Abaixo temos as imagens obtidas:


Sim, a sombra e de Vênus.

Você gostaria de ver isso acontecendo de novo? Você quer acompanhar ao vivo? Você estaria disposto a vender todos os órgãos da sua bisavó aí no canto para ter grana suficiente para acompanhar isso? Bem, você pode até ser lançado ao espaço (ou não), mas se você está sem grana e sua bisavó não tem mais todos os órgãos, e nem tem intenção de deixar que você os venda (velha ingrata!), a NASA fez o favor de criar uma animação do que ocorrerá agora em junho:

http://s.wsj.net/media/swf/main.swf

O trânsito ocorrerá lá para os dias 5 ou 6 de junho, dependendo de onde você estiver no universo (ou no planetinha azul, mesmo). Haverá até mesmo transmissões ao vivo e se eu fosse você tratava de deixar para morrer um outro dia. Chame a sua bisavó também, que garanto ter mais saúde que você.

Não perca, pois a próxima ocorrência (parece chamada policial) será em dezembro de 2125, e eu acho que você não estará em boas condições de saúde nessa data. Não faz mal, sua bisavó poderá ver e te contar os detalhes depois.


Fonte: NASA

4 comentários em “Trânsito de Vênus por entre a Terra e o Sol garante: Astronomia é legal!

  1. André, como minha avó já virou cinzas há muito tempo… creio que vou aproveitar os órgãos da sogra e fazer leilão, não sei se vou arrecadar muita coisa, pelo menos para o churrasco e a cerveja, ah isso dá !! Voltando ao texto, muito interessante mesmo, uma oportunidade única! Aqui em Ouro Preto temos um visual muito privilegiado do céu noturno, ainda conseguimos visualizar um pedaço da via láctea sem interferência da poluição e excesso de luzes da cidade!! Nas datas que vc citou vamos conseguir alguma chapa ( raio X ) velho e observar o fenômeno ( não, não é o Ronaldinho….)!!

  2. Ahhh.eu tinha que fazer essa pergunta: Vênus passará na frente do sol, à noite ou durante o dia?
    Será que a Mars Polar Lander receberá influencia positiva neste decanato ou os nascidos em Otariano não sentirão as vibrações negativas de Vênus sobre Marte?
    Acho que este vídeo é uma montagem dos malditos ianquis.

  3. Não é 2117? Juro ter ouvido seventeen.

    E que saco! 5 e 6 serão terça e quarta, não poderei ver :/ quem sabe na próxima vida, se houver, ou quem sabe eu consigo uma congelação “de grátis”, não é? Bem, esperarei pelas fotos. E vídeos.

    Agora, como foi que imaginaram a superfície de Vênus? Até hoje acredito que nunca conseguiram chegar até a superfície do planeta. Se alguém puder me corrigir, agradeço :/

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s