Computador decifra automaticamente antiga língua

computer_translator.jpgMuito prvavelmente, você faz uso vez por outra do Google translator. Até eu uso, mas, óbvio, não é a 8ª maravilha do mundo, mas quebra um galhão às vezes. Este tipo de algoritmo é complicado, dada as nuances de cada idioma e, claro, a perfeição é uma meta ainda longe, mas as melhoras são sensíveis, principalmente para quem conheceu o Babelfish em seu início.

Seria uma maravilha se dispuséssemos desse tipo de ferramenta para traduzir textos antigos,bem antigos, não é? Os cientistas da Universidade da Califórnia e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts também acham e conseguiram a proeza de criar um sistema que traduz textos antigos, como o ugarítico.

O ugaríotico é um idioma que usa alfabeto cuneiforme. Ele foi descoberto por arqueólogos franceses em 1928, e foi considerado como uma das maiores descobertas, em termos linguísticos, desde que Champolion desvendou os segredos dos hieróglifos. A descoberta considstiu em diversas tábuas de argilas na cidade de Ugarit, perto da moderna aldeia de Ras Shamra, na Síria. Ele foi a chave para desvendar alguns mistérios da Tanach, a Bíblia Hebraica (o Velho Testamento), ajudando esclarecer sobre o modo de vida das tribos semíticas da região.

Por muito tempo, pesquisadores vêm debatendo sobre a capacidade de máquinas tradutoras. Muitos concordam que a linguagem abrange uma complexidade que está além de da capacidade de computadores. Mas cientistas não se conformam simplesmente com o que as pessoas acham e testam de tudo até que prove-se que algo é verdadeiro, ou se descarte de vez.

A drª Regina Barzilay, professora adjunta de Computação do Laboratório de Inteligência Artificial do MIT, juntamente com Ben Snyder, estudante de graduação em seu laboratório, e Kevin Knight da Universidade de Southern California, participaram da pesquisa. Na reunião anual da Associação de Lingüística Computacional na Suécia no próximo mês, eles vão apresentar um trabalho sobre um novo sistema informático que, em questão de horas, decifrou grande parte da antiga língua semítica ugarítico. Além de ajudar os arqueólogos a decifrar línguas tão antigas quanto o ugarítico, que realmente deve ser uma dor de cabeça traduzir. O mundo não é como nos filmes onde Indiana Jones olha para umapedra e consegue ler logo de imediato o uqe está escrito ali.

Foi graças ao trabalho árduo de vários pesquisadores que Barzilay e seus colaboradores conseguiram este feito, já que computadores não possuem poderes adivinhatórios. Como o ugaritíco já foi decirado, foi uma questão de tempoi desenvolver um algoritmo que fizesse a tradução automaticamente, o que com certeza não deve ser nada fácil. Assim, construíram uma base de dados, cruzando informações com outras línguas semíticas, de forma que pudessem ter uma aproximação máxima do significado global do texto; mas é claro que não haverá uma certeza sobre o grau de perfeição do texto taduzido, embora ainda seja uma mão na roda.


Fonte: Press Release do MIT

2 comentários em “Computador decifra automaticamente antiga língua

  1. Além da capacidade dos computadores?

    Além da capacidade de todos nós!

    Ninguém sabe por completo um idioma!

    Além do que cometemos diariamente vários erros em nossa linguagem!

    Acho que existe sim possibilidade de nós nos aproximarmos da perfeição, acho que o pc seria capaz até de fazer neologismos (tomando em consideração a origem das palavras, dos afixos, etc). É claro que estamos no começo e os limites são visíveis. Mas acredito sim num aperfeiçoamento ao ponto de chegarmos a um tradutor “quase humano”, principalmente se vc considerar os elementos que fazem parte de nossa interpretação de palavras sem sentido literal (tomando em conta a origem e a aplicação de um termo, por ex.).

    Concorda André?

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.