Moscas fêmeas escolhem vários parceiros para evitar gene ruim

Evitar um gene maléfico à descendência é a razão pela qual as moscas fêmeas preferem ter vários parceiros em vez de um só, e se você pensou que era por causa delas serem vagabundas desclassificadas, errou feio! A conclusão é de um estudo realizado por uma equipe internacional de cientistas, publicado pela revista “Science”.

A poliandria, a prática feminina de se ligar a vários machos, é muito comum no reino animal, mas os motivos desta conduta são ainda uma incógnita, principalmente porque, em algumas espécies, o custo pode ser muito alto – nas fêmeas da mosca-das-frutas Drosophila melanogaster, por exemplo, causa a morte. No gênero humano, não. Desse modo, vai ter muita mulher com explicações biológicas “satisfatórias” por estarem pulando a cerca.

A equipe liderada por Nancy Wedell, da Universidade de Exeter (Reino Unido), descobriu que em outro tipo de mosca-das-frutas, a Drosophila pseudoobscura, a poliandria tem um sentido: melhorar a saúde da descendência.

Alguns jornalistas idiotas (sim, eu sei que soa redundância) publicaram o sobrenome da cientista como sendo “Weller”, como foi o caso da Folha. Só que eu vou direto na fonte e pesquisei direto no site da Science. Por sinal, vocês poderão ler o resumo da pesquisa AQUI. Jornalistas deveriam se abster de se meter em ciência…

Voltando ao assunto, alguns machos da D. psudoobscura têm em seu cromossomo X o gene SR (do inglês “sex ratio”), que os especialistas classificam como um “gene egoísta”. Este tipo de elemento genético está presente no genoma dos organismos e, de várias maneiras, podem “manipulá-lo” para cumprir seu objetivo: estar no máximo número possível na geração seguinte. Isto é, nada de vontade divina. A não ser que genes tenham alma agora e possuam livre-arbítrio.

Qualquer dia farão a Igreja Quadrangular do Gene Assanhado, ou alguma bizarrice nesse sentido.

No caso do “sex ratio”, o que ele faz é eliminar os espermatozóides que não levam uma de suas cópias (ou seja, os espermatozóides que levam um cromossomo Y) para poder aumentar, assim, sua freqüência ao longo do tempo em relação a outros genes. Isso implica que só nascem fêmeas; pois, a duplicidade de cromossomos X indicam que o ser será mulher fêmea do sexo feminino. os pares XY são unicamente pertencentes aos machos.

“Por isso se chamam genes egoístas, porque o resto de genes é herdado normalmente de uma maneira equitativa”, afirma a pesquisadora.

As moscas fêmeas, logicamente, não têm interesse em ter uma descendência com uma fertilidade reduzida por causa deste elemento. Por isso, no processo de escolha, não têm como parceiros os machos portadores do gene SR.

O problema é que elas não podem diferenciá-los. Portanto, a estratégia que adotam é copular com vários machos, para ter mais chances de fazê-lo com um “bom”. Interessante, não é? Já que ão sabem qual escolher, partem pra sacanagem com todos que aparecerem. ISSO é o que eu chamo de criação inteligente. hehehe

Como na Ciência não há espaço para achismos, os cientistas correram pros laboratórios para testar a hipótese. Para comprovar isso, os pesquisadores expuseram as fêmeas a machos portadores do gene SR e seguiram o comportamento na hora da escolha dos parceiros durante várias gerações. Após dez gerações, determinaram que as fêmeas tinham desenvolvido a capacidade de escolher novos parceiros com mais rapidez; passaram de copular a cada 3,25 dias a fazê-lo a cada 2,75 dias.

Com esta conduta, diz Weller, as moscas promovem a competição entre espermas e diminuem o risco de que o pai de seus filhos seja um macho SR.

Caso você, minha cara dona de casa que anda de saco cheio do zé ruela que arrumou como namorado/noivo/marido/ficante, tente usar este argumento para pular a cerca devo dizer para desistir. Afinal, isso só serveria para quem quer um melhor controle sobre a espécie e gerar descendentes adequados aos seus desejos. Sugiro fazer uma inseminação artificial, adoção ou algo nesse sentido e dê um pé na bunda de vez no sapo que você um dia pensou que fosse príncipe.

Ceticismo.net não é apenas um site cético, mas um perfeito conselheiro matrimonial. ;-)

22 comentários em “Moscas fêmeas escolhem vários parceiros para evitar gene ruim

    1. Os moscos também não se importam com a fidelidade das moscas porque depois eles logo encontram outra bosta pra se distraírem.

      Curtir

  1. Uma coisa, é certa, o André, escolheu, uma matéria, de alto impacto, pra reiniciar o blog, e com imagem forte de sexo explícito!!

    Corajoso o rapaz!!!

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.