Terra: esse imenso globo natalino

Já caiu a noite do dia 25 de dezembro. Fiquei com vontade de dar um pequeno presentinho de Natal, antes que ele acabe, se bem que eu nunca acho que acaba. Presentear e ser presenteado é algo muito legal, então eu posso fazê-lo a qualquer momento; então, escolhi o vídeo abaixo, um timelapse  mostrando as luzes, naturais e artificiais, de nosso planeta.

Continuar lendo “Terra: esse imenso globo natalino”

Com uso do pensamento, homem mexe duas próteses ao mesmo tempo

Uma das coisas que eu mais acho maneiras são os trecos que saem do DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency, Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa). Berço de grandes inovações e de coisas que irão antecipar o apocalipse robótico, como robôs que sobem escadas ou que vem com garras para nos capturar em pleno voo, enquanto seu coleguinha joga blocos de concreto em black blocks.

O que pouca gente sabe é que a DARPA possui um departamento de tecnologias biológicas (pois por enquanto nada melhor que um soldado para ajudar outro soldado). Como o grande problema são membros perdidos aqui e acolá, o pessoal do DARPA tem um laboratório exclusivo para próteses. Agora, pense que você possa usar o poder de sua força de vontade para ativar o anel energético duas próteses? Ficção científica? Não mais!

Continuar lendo “Com uso do pensamento, homem mexe duas próteses ao mesmo tempo”

Teria Stan Lee escrito o Velho Testamento?

Sejamos honestos: a Bíblia é uma obra monumental. Eu não preciso levar tudo aquilo ao pé da letra para reconhecer o impacto em termos de criação cultural humana. Assim como os grandes livros como os Upanishads, Bagavad-Gita, o Gilgamesh etc, a Bíblia… na verdade, os livros que a compõem, formam um registro do pensamento do Homem do Oriente Médio no século 6 AEC até o século 1 EC. Mas há um certo detalhe que poucos viram. O Velho Testamento é muito mais imperioso, colossal, fantástico, incrível, estupendo e magnífico. O Novo Testamento? Nah. Nada lá nessas coisas.

Minha teoria é que o Velho Testamento teve melhores redatores (o que é evidente). E quem melhor para escrever histórias e inventar bons personagens do que Stan Lee? E eu PROVO isso! Podemos encontrar Stan Lee em todas as partes, que nem as pontas que ele faz nos filmes da Marvel.

Continuar lendo “Teria Stan Lee escrito o Velho Testamento?”

Resolução de fim-de-ano: O Sol em 4K

O Sol é estupidamente grande. Não, não quero saber de Canis Majoris. O Sol É grande e eu não dou a mínima pras outras estrelas. Só para vocês terem uma ideia, Júpiter é 70 vezes maior que a Terra. TODOS os demais planetas juntos (ok, pode incluir o chato do Plutão. Não fará diferença) não dão o tamanho de Júpiter. Ainda assim, esta fotinha aí que abre o artigo (clique para ampliar) e mostra uma mancha Solar, na região 2192. Gostaram dela? Ela tem mais de 100.000 km de largura. É uma estupidez, e mesmo assim é pequenininha perto do Sol. Abaixo, uma foto tirada pelo Phil Plait:

Só esta manchinha ridícula é MAIOR que o poderoso Planeta-Deus! O Senhor do Sistema Solar ri perante a insignificância de Júpiter. A Terra? Ele nem se ligou, porque daqui a 5 bilhões de anos ela será engolida sem dó nem piedade.

Continuar lendo “Resolução de fim-de-ano: O Sol em 4K”

Os maravilhosos olhos animados da Disney

Uma das coisas que me faz rir muito é o pessoal que fica chilicando dizendo que os novos filmes de Guerra nas Estrelas (Star Wars my ass!) serão um fracasso. Também disseram isso quando a Disney comprou a Marvel (e eu chamo carinhosamente de Disvel). Hoje, vemos o poderio que são os filmes baseados nos heróis da Marvel, que faturam infinitamente mais que os quadrinhos. O pessoal parece que esqueceu uma coisa simples: Disney INVENTOU o cinema de animação! Inventou a técnica que usava fundo amarelo e um prisma que separava a cor amarela das outras cores, podendo fazer um perfeito chromakey, que foi usado no filme Mary Poppins, de 1964.

Não só isso, a Disney esmaga, amassa, esmigalha, destroi, aniquila e cospe em cima de qualquer coisa que ouse fazer algo sequer semelhante com o que ela fez com Frozen, cujos algoritmos para renderizar neve estão mais para bruxaria, com Pai Walter de Ogum conclamando os antigos espíritos do mal. Agora, vemos a seguir como eles estão digitalizando e renderizando algo tão simples e tão complicado quanto… olhos!

Continuar lendo “Os maravilhosos olhos animados da Disney”

Caderno dos Professores – Livro Um

Bem, eu resolvi que este será o primeiro de uma série de artigos, como os de já enorme sucesso Grandes Nomes da Ciência e o Livro dos Porquês. Um são basicamente curiosidades e pequenas biografias de gente que muitos até nunca ouviram falar, apesar de sua importância na História da Ciência. O segundo é uma explanação, com explicações sobre certos conteúdos que eu abordo do nada, ou porque vi uma notícia e queria falar sobre o pano de fundo teórico de tudo aquilo.

Mas e quanto aos professores? O que podemos fazer para ajudar a vocês a fazerem seu trabalho: Meter na cabeça do aluno algo mais do que "como baixar app pirata pro iDroga".

Então, segurem seus jalecos, guardem o giz e bem-vindos ao mundo mágico do Ensino!

Continuar lendo “Caderno dos Professores – Livro Um”

Sites legais de Ciência

Volta e meia me pedem sites de divulgação científica. Eu vi algumas dificuldades em alguns temas (já vi que terei que abordar vários temas no ano que vem). Encontrei muito lixo, mas encontrei coisas legais. Selecionei alguns, podendo listar outros, mas aí vai depender do meu humor.

Sites brasileiros, só blogs, mesmo. Um dia entenderemos que não precisamos odiar a ciência. Podemos nem mesmo amá-la de paixão, mas um respeitozinho é bom e nós gostamos.

Bem, vamos lá?

Continuar lendo “Sites legais de Ciência”

Atrás do trem elétrico só não vai quem não sabe Ciência

Há muita coisa maneira à solta pela Internet. Vídeos, tutoriais, explicações, how-tos etc. Você aprende muitas coisas, como fazer nós, produzir doces, fazer maquiagens e como ser retardado com messes canais de "humor".

Um dos melhores canais é o Amazing Science, no qual você pode ver muitas coisas legais montadas, com nenhum blá blá blá, mas que até você pode fazer em casa. Uma delas é um trem eletromagnético!

Continuar lendo “Atrás do trem elétrico só não vai quem não sabe Ciência”

A mágica poesia da Química

As pessoas costumam destilar seu ódio à Química. Mas elas não odeiam Química. Elas odeiam o que acham que é Química. Aquelas fórmulas sem sentido, equações, spins, números quânticos e tabela periódica. Odeiam esse negócio de decorar tabelas e reações e constantes. Mas isso não é Química. É matéria de provinha vagabunda, exigida por um MEC que não é composto nem por químicos e muito menos professores.

A Química é mais que saber que o Hidrogênio está na família (ou grupo) 1A. Química é mais do que saber que a água se expande quando congela. Química é mais do que isso, e simplesmente menos do que isso ao mesmo tempo. A Química é tão mágica quanto as cordas dos elfos, que para os Hobbits é mágica, mas pros elfos é apenas uma corda. Onde está a diferença? Está no olhar daquele que a vê (corda e Química).

Esta é mais uma edição especial do Livro dos Porquês, e eu espero que gostem, entendam e apreciem a beleza escondida da Química.

Continuar lendo “A mágica poesia da Química”

Meu mundo visto de dentro de uma bolha

A GoPro é a câmera preferida do pessoal que faz filmagem de esportes radicais. Pendura-se no peito, no capacete, na lateral de um carro e é só partir pra filmagem. Lindo, mas que tal explorarmos nossos sentidos, ver o mundo de outra maneira, que nossos olhos não possam ver? Que tal o mundo visto de dentro de uma bolha de água?

Como tem coisas que só astronautas, missões espaciais e microgravidade podem fazer por você, bem, é isso o que você pode ter!

Continuar lendo “Meu mundo visto de dentro de uma bolha”