Grandes Nomes da CIência

Biografias de cientistas conhecidos ou não tão conhecidos assim. Curiosidades e fatos sobre suas pesquisas, inclusive gente anônima que fez ciência e não recebeu os devidos créditos. Mais »

Livro dos Porquês

A sabedoria e o conhecimento. Isso é Poder! Abra sua mente, aprenda mais sobre questões básicas (e complexas) e tire suas dúvidas, de forma mais didática possível, sem ser aquelas aulas chatas de colégio. Mais »

Grandes Mentiras Religiosas

O mundo não é tão bizarro quanto fazem parecer. Mentiras e enganações para ludibriar as pessoas, lindamente desmontados, de forma a trazer à luz a desonestidade para tentar lhe fazer parar de pensar e simplesmente aceitar o que querem que você pense. Mais »

Caderno dos Professores

Para quem quer ensinar e muitas vezes se pergunta como abordar um tema. Como deixar a aula interessante, como levar conhecimento aos seus alunos por meios que pedagogos lhe odiarão, mas serão amados pelos estudantes. Mais »

 

Análise das fontes externas que mencionam Jesus

O TALMUDE

Este texto chamado de Talmude Babilônio é uma obra imensa e é a única obra mencionada como sendo a única fonte hebraica sobre Jesus. Infelizmente, é outra obra que pouco faz além de confundir do que lançar luz sobre a questão. Aliás, se formos examinar detidamente o Tratado Sanhedrin 43a, teremos muito mais motivos de duvidar da existência de Jesus do que provar que ele é uma figura histórica. Este texto estuda as normas de execução de pena capital para crimes de Idolatria, e os cristãos apologéticos declaram que neste tratado é citado a condenação de Jesus!

Entretanto, há uma certa questãozinha que deve ser trazido à baila: Jesus não é um nome tão difícil assim. E mesmo que seja específico para o Jesus dos evangelhos, temos o problema IMENSO na passagem:

Na véspera da Páscoa Yeshu foi enforcado. 40 dias antes da execução ocorrer, um arauto saiu e gritou: "Ele está saindo para ser apedrejado, porque ele praticou bruxaria e seduziu Israel à apostasia. Qualquer um de vocês que pode dizer algo em seu favor, venha para a frente e pleiteie em seu nome." Mas uma vez que nada foi trazido em seu favor, ele [Yeshu] foi enforcado na véspera da Páscoa! – Ulla retrucou: Você acha que ele era aquele para quem a defesa poderia ser feito? Não era ele um "Mesith" [aliciador], a respeito dele diz a Escritura, embora nada te poupará, nem terás escondê-lo?  Com Yeshu no entanto, foi diferente, pois ele estava ligado com o governo para a realeza [ou seja, influência]. Nossos rabinos ensinaram: Yeshu tinha cinco discípulos, Matthai, Nakai, Avnei, Buni e Todah.

Querem que o Talmude seja prova que Jesus existiu? Então temos que considerar que ele foi amarrado por 40 dias durante a Páscoa, foi apedrejado e executado por enforcamento 40 dias DEPOIS da Páscoa. Isso somado que ele tinha ligações com o governo instituído e tinha apenas 5 discípulos.

Vocês realmente esperam que este texto prove a existência de Jesus de Nazaré, conforme é dito nos evangelhos?

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

  • Bocejo. Vai lá ler Um Judeu Marginal (já tá no 3º Volume. tem muito pra vc ler) e depois volta aqui, sim.

    Mas antes, leia a Bíblia. Principalmente Mateus cap. 5, que diz que você não pode me xingar, mas tentar ser meu amigo e oferecer a outra face cada vez que lhe ofenderem. Ah, sim, no cap. 6 diz que quem reza em igrejas é hipócrita. 😉

    Crentinho retardadinho

  • Edrua Los

    Poderia pelo menos responder a essa questão?

    Pryderi respondeu:

    Luciano de Samosata falar que existem cristãos significa tanto que Jesus existiu como Comic Con prova que o Super-Homem existe.