Depoimento de médium acusado de estupro deixa gente imbecil assustada

O mundo de Hades é estranho. As pessoas acabam agindo da forma mais imbecil quando o fator “religião” está ativo. O pensamento lógico é deixado de lado; mesmo porque, se as pessoas agissem com lógica não seriam religiosas. O que reforçou a minha ideia foi o depoimento do tal João de Deus, o médium que não conseguiu segurar o “espírito” dentro da calça e acabou sendo denunciado por várias mulheres que acusaram o sujeito de abusos sexuais. Estes abusos teriam sido cometidos quando elas, num momento de fragilidade, imagino, procuraram por uma cura espiritual na Casa de Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia, em Goiás.

Eu não vou discutir o que as levou procurarem se consultar lá. Não vou discutir religiosidade. Também não vou discutir como o vagabundo se aproveita das pessoas para… bem… se aproveitar delas e nem vou discutir como inda tem um monte de desclassificados passando paninho para este sujeito. O que eu vou criticar é a merda de uma imprensa que dá motivos para as pessoas acreditarem nisso e numa polícia que tem sérios problemas de vários tipos. Continuar lendo “Depoimento de médium acusado de estupro deixa gente imbecil assustada”

Lagartixas que caminham sobre a água. Amem, Sáurios!

Lagartixas têm poderes. Além de escalar poderes graças aos milhares de estruturas semelhantes a pêlos (dane-se o acordo ortográfico), elas ainda conseguem matar as pessoas de susto por serem geladas (ok, não são exatamente “geladas”). Não só isso, elas foram agraciadas com o gene de Jesus e podem andar sob a água, que nem o Jesus Lizard (o nome é esse mesmo).

Então, pesquisadores de Oxford resolveram pesquisar como lagartixas caminham sobre a água, mesmo sabendo o porquê.

Versão TL;DR: tensão superficial. Maiores informações abaixo, se quiserem. Não estou mais me importando.

Continuar lendo “Lagartixas que caminham sobre a água. Amem, Sáurios!”

Céus e Terra de um pequeno grande planeta

Olhe pra cima, veja o céu. As brancas nuvens passando pelo tapete azul, o entardecer e a miríade de estrelas pontilhando cada centímetro quadrado da abóbada celeste. Você pode até se cansar logo. As coisas não são muito rápidas, sabe? Nossa escala de percepção de tempo não acompanha fenômenos que parecem demorar por horas com poucas mudanças. Nosso planeta também é bem grande, não permitindo que possamos ver tudo em volta. Chega-se a ficar com inveja do solitário morador do asteroide B-612.

Por sorte, temos Ciência e Tecnologia para prover isso. Continuar lendo “Céus e Terra de um pequeno grande planeta”

Os uivantes ventos num morro de Marte

O InSight segue a grande tradição da NASA em arrumar um acrônimo para depois dar um significado que caiba no acrônimo. InSight significa Interior Exploration using Seismic Investigations, Geodesy and Heat Transport (Exploração interior utilizando Investigações Sísmicas, Geodésia e Transporte de Calor). Trata-se de um módulo terrestre projetado para aterris.. amartiçar (sim, eu sei!) na superfície marciana (sim, eu também sei que é pleonasmo. Não enche!). Sua missão é fuçar as entranhas marcianas (me refiro ao planeta e não Dejah Thoris) e os segredos que ela esconde. Enquanto rovers como o Curiosity dão um rolé pela superfície, catando pedras e analisando atmosfera e rochas na superfície, o InSight examina a crosta, manto e núcleo marcianos.

Só que seus sensores captaram mais do que isso.

Continuar lendo “Os uivantes ventos num morro de Marte”

Medinho de agulhas? Toma várias, então (microscópicas, claro!)

Eu detesto agulhas, que nem essa aqui do lado. Todo mundo detesta. Agulhas são algo que eu tenho que lidar e prefiro receber injeção (como numa vacina) do que uma doença infecto-contagiosa. Ainda assim, não gosto de agulhas. Seria legal que houvesse um sistema para entregar remédios e vacinas sem usar agulhas. As pistolas até são eficazes ou aqueles dispositivos de aplicar insulina, mas poderíamos ter algo melhor, certo? Algo como aplicar por meio de um tecido composto por nanoagulhas, capazes de entregar o precioso medicamente sem machucar as nossas queridas células.

Continuar lendo “Medinho de agulhas? Toma várias, então (microscópicas, claro!)”

Turbinas eolicas atrapalham o meio-ambiente e detonam com cadeias alimentares

O mundo caminha… ou melhor, CORRE para obter sistemas de geração de energia mais sustentáveis e com menor impacto ambiental. O problema é que isso ainda é impossível. SEMPRE temos impactos. Mas, como eu disse, a corrida é para o que tem menores impactos. Usinas solares precisam de um imenso sistema de células solares ou espelhos que concentram a energia do Sol numa torre que é basicamente uma usina termelétrica. Isso faz com que o gradiente de calor local aumente. Não vou nem mencionar hidrelétricas e muito menos termelétricas. Usinas nucleares são tabu, ainda mais com Fukushima, a usina perigosíssima. O fato de Fukushima ter tomado um tsunami de 30 metros de altura sempre é esquecido. A saída então? Usinas eólicas seria uma boa. O fato de matar aves e morcegos passa desapercebido. Mas isso é o mínimo que pode acontecer, não é mesmo?

Não, é pior ainda. Mas você já imaginava só pelo título (você leu o título, não leu?)

Continuar lendo “Turbinas eolicas atrapalham o meio-ambiente e detonam com cadeias alimentares”

FIM DA PRIVACIDADE: Até baleias são espionadas de longe


– Jim…
– Eu sei, Spock, eu sei!

Imaginem que, no atual ritmo, baleias estão caminhando para extinção. Um exemplo seriam as baleias jubarte. Essas gigantes do gênero Megaptera (o mesmo gênero da baleia azul, o maior de todos os seres vivos ainda dando um rolê por aí) são… bem… grandes, né? Além de serem famosas pelo seu canto e sua capacidade de migrar por uma distância de 25 mil quilômetros por ano. A caça comercial de baleias reduziu drasticamente os números de baleias. Os Estados Unidos listaram todas as baleias jubarte como ameaçadas de extinção sob o Ato de Conservação de Espécies Ameaçadas em 1970, e depois sob o Ato de Espécies Ameaçadas em 1973. Atualmente, a população estimada é de cerca de 80.000 espécimes.

Não seria legal poder dar uma olhadinha nelas lá, lá do alto? Tipo, uma nave klingon? Não? Bem, não importa, senhores. Nós temos a tecnologia.

Continuar lendo “FIM DA PRIVACIDADE: Até baleias são espionadas de longe”

Marcos Pontes é indicado para o Ministério de Ciência e Tecnologia. Leiam o nome do meu site

Enquanto as pessoas estão tendo ataques homéricos e chiliques pelo fato do Bolsonaro ter sido eleito (tendo os mesmos chiliques que os eleitores do Aécio tiveram que tia Dilma foi eleita, mostrando que ranço é algo que independe de facção política), tio Bolça resolveu já anunciar quem fará parte dos ministérios. Para o cargo de Ministro de Ciência e Tecnologia, foi escolhido o ex-astronauta Marcos Pontes, o que eu considero uma opção interessante para a pasta, apesar… bem, não nos antecipemos.

Continuar lendo “Marcos Pontes é indicado para o Ministério de Ciência e Tecnologia. Leiam o nome do meu site”

Quer divulgar ciência? Aprenda ciência antes! Ou: DIAMANTE NÃO EVAPORA, KCT!

Dizem que se você não serviu pra nada mais, acabará sendo professor. Hoje em dia, a frase ficaria melhor da seguinte forma: Se você não aprendeu nada na vida, vai acabar virando youtubeiro. E se o principal que você não aprendeu é exatamente Ciências, muito provavelmente se tornará divulgador científico no YouTube. Hoje, YouTube é que nem papel: aceita qualquer merda e quanto maior a merda, mais sucesso faz.

Hoje eu ia escrever sobre um surto de doença infecciosa, mas o que eu descubro (Fellipe, eu juro que mato você!)? Que diamantes evaporam.

Continuar lendo “Quer divulgar ciência? Aprenda ciência antes! Ou: DIAMANTE NÃO EVAPORA, KCT!”

Pesquisadores criam robô cheio de pernas para entrar em você e levar coisinhas que você precisa

Volta e meia alguém aparece com um robô novo. Não-raro, eles são bioinspirados, o que faz muito sentido, já que a Seleção Natural vem testando os formatos que funcionam, descartando os seres vivos que não dispõem de formas capazes a garantir a sua sobrevivência. Alguns projetos são de robôs-cobra, outros de robô-peixe e até robô-dinossauro. Poucos exploram um formato de artrópodes, ainda mais quando eles possuem muitas pernas. Nisso, a City University os Hong Kong (doravante chamada de CityU) promete ser diferente ccom oque eu chamo de robô-lacraia (vai, robô-lacraia! vai, robô-lacraia!)

Continuar lendo “Pesquisadores criam robô cheio de pernas para entrar em você e levar coisinhas que você precisa”