Grandes Nomes da Ciência: As anônimas cobaias

Eu gosto desta série por apresentar aqueles que muitos de vocês jamais ouviram falar. Aqueles que deram imensas contribuições para o desenvolvimento científico ou mesmo servindo de exemplos em termos de garra e perseverança, além de inteligência e engenhosidade. Mas há aqueles que, mesmo involuntariamente, prestam crucial ajuda na pesquisa científica, muitas vezes sendo sacrificados no processo. Sem eles, não haveria avanço científico. Sem eles, não teríamos remédios, não teríamos nem um shampoozinho. Sem eles, nossa expectativa de vida jamais teria aumentado. Sem eles, não teríamos a nossa indústria farmacêutica.

Estou falando delas, as cobaias.

Continuar lendo “Grandes Nomes da Ciência: As anônimas cobaias”

Carne processada pode causar câncer. Carne vermelha? Não sabemos, vai que…

A veganzada está feliz. Eu até compreendo. Não é fácil ser feliz comendo da maneira pobre que eles comem, necessitando seus suplementos, xingado as pessoas normais, digo, as pessoas que não coadunam com sua religião e vindo aqui me provar o quanto estou errado. É que nem o Robson, que vive estimulando as pessoas a me atacarem, porque é covarde e não tem peito pra vir debater comigo, pois sabe o que vai enfrentear.

Oi, Robson, tudo bem? Eu sei que você ainda vem aqui. Beijo na irmã. Quer um bifinho?

Ah, mas ficou “provado” que carne dá câncer e que o McDonald’s fará um combo McFosfoetanoburguer. Certo?, er… não. Lamento, mas não.

Continuar lendo “Carne processada pode causar câncer. Carne vermelha? Não sabemos, vai que…”

Seu cérebro esquecidinho economizando energia

Nosso cérebro faz muita coisa, e a maioria você nem sabe. Por exemplo, você está respirando agora. Agora, você vai inspirar, expirar, inspirar, expirar… agora se vira aí pra mandar pro automático de novo :)

Lembre-se da fenilcetonúria.

Para fazer tudo isso, nossa querida gelatina gasta 20% de toda energia consumida pelo seu corpo inteiro. Sim, isso mesmo! 1/5 de toda energia do seu corpo vai pro cérebro, excetuando casos especiais, como criacionistas, ufeiros e o pessoal que acha que fosfoetanolamina foi proibida pelos illuminatis das companhias farmacêuticas.

Com tanto gasto de energia, o cérebro acaba arrumando algum jeito de diminuir esse gasto. E uma das formas encontradas é… esquecendo informações.

Continuar lendo “Seu cérebro esquecidinho economizando energia”

Se encher de vitamina D pode não ser essa maravilha toda

Ontem eu fiz uma checagem e estamos na semana que o ovo faz bem, mas carne processada dá câncer, sendo noticiado por portais, daqueles que também me dá câncer. Então, outro vilão da vez, já que sódio é muito 2014, é a vitamina D, o chamado calciferol. Essa vitamina é importante para a absorção e o metabolismo do cálcio, assim como para a manutenção de ossos e músculos saudáveis. Negros possuem maior carência de vitamina D que brancos, ambos morando na mesma região (leia este artigo. Você aprenderá muitas coisas sobre a vitamina D e como ela funciona).

Essa vitamina precisa de radiação solar para ser ativada, e é por isso que as pessoas em latitudes muito superiores ou muito inferiores possuem sérias carências dessa vitamina; e, não. Sol não lhe dá vitamina D. Você precisa de fonte externa e em muitos lugares os alimentos são enriquecidos. Agora, uma pesquisa indica que dinamarqueses preferem alimentos que não são fortificados com vitamina D. Por quê?

Continuar lendo “Se encher de vitamina D pode não ser essa maravilha toda”

Virose de algas pode penetrar o seu corpo (ops)

Todo médico incompetente que se preza sabe que viroses são um mal recorrente da humanidade. Mas o que pouco se sabe que até bactérias contraem vírus, esses safadinhos, Pior do que isso, algas TAMBÉM têm viroses e se você quer piorar ainda mais a situação, essas viroses “virosam” você também!

Fiz ou não fiz seu dia mais contente?

Continuar lendo “Virose de algas pode penetrar o seu corpo (ops)”

E a novela da fosfoetanolamina continua, e a idiotice generalizada também

Eu já esperava que os artigos sobre a fosfoetanolamina iam encher a caixa de comentários com choro e ranger de dentes, depoimentos, ameaças, xingamentos e muita gente sem a menor noção do que está falando. Começam com “mas os pacientes com câncer tomam qualquer coisa, pois estão desesperados”. Sim, é verdade e eu acho que eles estão certos em sua visão. O errado é alguém de fora, como é o caso dos revoltados de plantão, não perceberem que esta substância não é medicamento, não tendo passado nem por testes clínicos. Você tenta argumentar que, partindo desse princípio, pode-se dar até veneno de rato e dizer que cura o câncr e o pessoal faz o que? Te xinga.

Alguns malucos me chamaram de vendido para o poder econômico das indústrias farmacêuticas. Mas no mesmo local, me chamaram de comunista. Comentarista de YouTube é uma piada.

Continuar lendo “E a novela da fosfoetanolamina continua, e a idiotice generalizada também”

Fosfoetanolamina e o apelo ao desespero

Vocês não pensaram que eu simplesmente ia ficar nos dois artigos, não é? Eu ia, mas vi a quantidade de gente espalhando mais e mais vídeos (imbecis) com “depoimentos” me fez pensar… bem, não fez. Eu sempre penso, independente dos idiotas. De qualquer forma, podemos dizer que eu vi a necessidade de colocar um vídeo. Mesmo porque, o público do YouTube é muito diferente do público de blogs. Pessoal que gosta de ler blogs normalmente sabe ler e/ou tem paciência e/ou gosta de ler (mas isso não é uma regra). Assim, fiz este vídeo para vocês espalharem nos whatsapps da vida. Divirtam-se

Continuar lendo “Fosfoetanolamina e o apelo ao desespero”

Fosfoetanolamina: a novela continua com os retardados de sempre

Ainda ontem, alguns idiotas estavam falando besteiras sobre a fosfoetanolamina (e já publicamos sobre isso antes), e como as companhias farmacêuticas querem deixas as pessoas sofrendo, enquanto o governo precisa disso para controlar a população, como se ela não fosse idiota o suficiente. A USP foi obrigada, por via de liminares, a entregar esta substância a doentes, pois estas pobres criaturas enganadas se apegam até a última esperança. Eu entendo, mas isso não muda certos fatos: como isso ser uma grossa mentira.

A FIOCRUZ se pronunciou e agora foi a vez da USP.

Continuar lendo “Fosfoetanolamina: a novela continua com os retardados de sempre”

Afinal, pode-se estocar vento?

Resposta TL;DR: Não, seu energúmeno!

Um monte de gente veio no e-mail encher o saco com esse negócio de “armazenar o vento” por causa do vídeo da Dilma, porque 1) São burras demais para não saberem algo que colégios ensinam; 2) Má vontade de prestar atenção, criando besteiras.

Não que eu seja eleitor de Dilma ou favorecido do Aécio. No máximo sou fã do Eduardo Jorge, nosso Gandalf. Afinal, essa baboseira de estocar e armazenar vento procede? De onde a Dilma tirou isso?

Aqui vai um Livro dos Porquês escrito com má vontade.

Continuar lendo “Afinal, pode-se estocar vento?”

Cirurgiões restauram movimento do braço e mão de pacientes tetraplégicos, mas já tínhamos falado isso

Eu fico muito feliz com a Filosofia. Ela tem nos ajudado a melhorar a qualidade de vida das pessoas, tem contribuído para o desenvolvimento nas áreas de saúde, transporte, resistência de materiais e muito mais. Infelizmente, seus filósofos são humildes, como o Olavo de Carvalho, e não mostram seus trabalho. <suspiro> Enfim, assim fica difícil, pois só o pessoal das outras áreas aparecem, aqueles enxeridos.

Imagine, então, que você está ferrado e é paraplégico. Pensou? Nada podia ser pior? Podia: ser tetraplégico. Sabe o que seria ainda pior que isso? Não termos Ciência.

Continuar lendo “Cirurgiões restauram movimento do braço e mão de pacientes tetraplégicos, mas já tínhamos falado isso”