A incrível usina termoquímica de Enceladus

Opa, novas informações divulgadas sobre as descobertas da sonda Cassini a respeito do satélite Enceladus e do Hubble a respeito de Europa, o satélite de Júpiter, não o continente. Muitos já estão especulando sobre a possibilidade de haver vida ou, pelo menos, condições capazes de sustentar o surgimento de qualquer ser vivo, ainda que tosco. Serio mesmo que isso foi o que descobriram?

Dica: Não.

Continuar lendo “A incrível usina termoquímica de Enceladus”

Grandes Nomes da Ciência: Jonas Salk

O pai olha desolado o que tem à sua frente. A mãe está virada para o marido, com o rosto em seu peito. Lágrimas escorrem e molham o terno. Não há muito o que fazer. Sua criança está enferma. É o ano de 1916 e a cidade de Nova York caiu. Caiu por causa de uma invasão, de um ataque em massa; não de chitauris, não do Apocalipse e, não, o Antimonitor não teve nada a ver com isso, nem mesmo um simples ataque do Duende Verde. Quem colocou Nova York de joelhos foi um vírus, mas não vindo de Raccoon City. Vindo do seu intestino, mesmo. O vírus da poliomielite.

Continuar lendo “Grandes Nomes da Ciência: Jonas Salk”

Pesquisadores desenvolvem sensor que detecta pesca com cianeto

Existem ideias tolas, ideias idiotas, ideias completamente burras e ideias “meu Deus do Céu, o que você estava pensando?”. Um exemplo dessa última é pescar usando cianetos, seja de sódio ou potássio. Cianetos são venenos; dessa forma, o espertão tem a “brilhante ideia” de espalhar cianetos na água de forma que os peixes fiquem atordoados e mais fáceis de serem capturados. Dessa forma, o cara cata os peixes e leva para vender. Maneiro, né?

Por algum motivo que não passa pela minha cabeça qual seja, vários países proíbem esta incrível tática de pescaria. Eu não sei… talvez por sairmos envenenando tudo em volta (inclusive você mesmo)? Não seria legal se tivéssemos uma forma de detectar cianetos no mar?

Sim, temos um químico para resolver isso!

Continuar lendo “Pesquisadores desenvolvem sensor que detecta pesca com cianeto”

Lampreias mudam de sexo dependendo da comida local

Tá vendo este ser vindo de um pesadelo que fez Belzebu acordar assustado? Pois é, é uma lampreia. Este ser das profundezas pode chegar até 120 cm de comprimento, não tem um esqueleto mineral, mas sim cartilaginoso. Esta coisa dos infernos se reproduz em águas doces, e só depois de adultos vão para o mar, preferindo águas tropicais, seja do Trópico de Capricórnio ou Câncer.

Além de ser feias como um demônio dos tempos antigos, as lampreias são tão esquisitas que o sexo pode variar mediante a velocidade de crescimento. Isto é, dependendo se elas crescerem devagar ou rápido, podem acabar se tornando menina ou menino.

Continuar lendo “Lampreias mudam de sexo dependendo da comida local”

O pequeno satélite de longa longevidade

O satélite é pequeno, do tamanho de uma geladeirinha. Projetado para durar só um ano, mas já está há 17 anos em órbita.

O satélite Earth Observing-1 (EO-1) superou as expectativas em seus objetivos de tecnologia de seu tempo. 17 anos é muito tempo, mas ele aguentou firme. Hoje, vários satélites podem se considerar filhos dele, que estará ainda por aqui por bastante tempo.

Continuar lendo “O pequeno satélite de longa longevidade”

Este vídeo de mitose não é CGI

Se você fugiu do colégio, não sabe, mas explicarei: mitose é divisão celular de células somáticas. As divisões de células germinativas são chamadas “meiose”. Eu acho que você aprendeu alguma coisa, como por exemplo que assim que o óvulo é fecundado, ele começa a se dividir exponencialmente, até que aquela linda celulinha virou alguém como você. Que tal ver como é isso num time lapse muito legal?

Continuar lendo “Este vídeo de mitose não é CGI”

Faltou vacina? Coloca água aí, diz Ministério da Saúde

Você achou que a tosqueira do Brasil parou em colocar Reiki, Biodança e outras bobagens disponíveis no SUS? Calma, que se o Ministério da Saúde pode fazer mais maluquices, com certeza ele fará. Como estamos de volta ao século XVIII, enfrentamos uma epidemia de febre amarela, coisa que Oswaldo Cruz deu um jeito na mão grande, o que acabou gerando a Revolta da Vacina, já que não é de hoje que brasileiro odeia Ciência. Então, já que não conseguimos fazer algo que era feito no início do século XX, como produzir vacinas, o Ministério da Saúde teve a brilhante ideia de disponibilizar mais vacinas para vacinação em massa: diluir a vacina e chutar pra frente. Maneiro né?

Possíveis evidências alienígenas na Europa

Há muita notícia falsa aí. Isso é uma pouca vergonha, com gente inventando bobagens que não existem para ganhar hits, clicks e compartilhamentos. Qualquer um que invente essas besteiras deveria entrar na porrada. É toda hora aparecendo gente que filmou discos voadores, com a qualidade digna de ter sido filmado com uma batata. Ou o pessoal que filmou o ET Bilu.

O pior que, sim (por incrível que pareça), existem pesquisas sérias sobre Astrobiologia e estudos sobre objetos que aparecem pela atmosfera e VOSH, desaparecem. Bem diferente daqueles charutões voadores, feitos com After Effects comprado em camelô.

Continuar lendo “Possíveis evidências alienígenas na Europa”

Pesquisa comprovou: Fosfoetanolamina deu chabu. Paguem as apostas, bitches!

E para surpresa de ninguém, a fosfoetanolamina, o remédio que não é remédio, pois os próprios defensores daquela merda disseram que era para ser vendida como suplementinho alimentar, mostrou que é bem o que um suplementoalimentar: nada. Quiseram tanto os testes clínicos? Eu também. Resultado?

Nada, nadinha. Nem pensar. Resultado é que não teve resultado e aquela porcaria engana-trouxa não se mostrou útil para nada, com um ponto fora da curva. Moral da história, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) decidiu suspender esta palhaçada. Já não era sem tempo.

Continuar lendo “Pesquisa comprovou: Fosfoetanolamina deu chabu. Paguem as apostas, bitches!”

Ceticismo.net de pires na mão

Não foi muito fácil chegar nesse ponto. Pedir dinheiro a estranhos? É uma coisa que eu sempre relutei. Não foi lá muito fácil para mim colocar botão do PayPal. Usar sistema de doação mensal? Meio errado isso, né? Eu sempre me questionei, mas – que diabo! – muitos aderiram e nem por isso são mal vistos (ok, são). Então, por que eu não poderia fazer também? Bem, eu fiz. Lancei o Apoia.se do Ceticismo.

Continuar lendo “Ceticismo.net de pires na mão”