Brasil apresenta o SUS da pseudociência

O SUS nem de longe é o pior dos sistemas de saúde públicos. Para começar, muitos países de primeiro mundo sequer contam com um (ou um decente). O problema do SUS é que 1) a população é sem-noção e vai para o pronto-socorro sem ser em caso de emergência, basicamente para pegar atestado. Lotam aquela bosta, mas o cara prefere ficar 4 horas na fila para não ter que ir trabalhar. Não tente entender. 2) Políticas imbecis que colocam pseudociências vagabundas (desculpem o pleonasmo).

Agora, o SUS fez o grande favor às pessoas de ayurveda, quiropraxia, ioga, shantala, arteterapia, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, reflexoterapia e reiki entre as práticas no SUS. Se der, a verba deixa contratar médicos e remédios da medicina de verdade.

Continuar lendo “Brasil apresenta o SUS da pseudociência”

Trollei a minha mãe KKKKK

Sim, eu trollei a minha mãe. E foi meio difícil de enganar a coroa. Quando ela menos esperava, PÁ! E o resultado vocês podem ver neste vídeo. Não me xinguem. Apesar da sacanagem ainda a amo.

Vocês, não. Vocês são um bando de trolls e têm mais que tomar umas chibatadas no lombo e uns tabefes no quengo!

Continuar lendo “Trollei a minha mãe KKKKK”

Os Fósseis

Fósseis são vestígios de seres vivos do passado. Estudar fósseis é como uma viagem no tempo por uma Terra desconhecida, é entender nosso passado, e compreender o quão frágeis são os seres vivos, que podem desaparecer completamente, sem deixar vestígios, já que os processos de fossilização são muito difíceis.

Este é mais um vídeo falando sobre conceitos básicos de ciência, mais especificamente paleontologia.

Continuar lendo “Os Fósseis”

As semelhanças morfológicas entre golfinhos e crocodilos

 

Em Biologia Evolutiva existe uma coisa chamada “Convergência”. São soluções que duas espécies totalmente distintas encontram para um mesmo problema, mesmo quando uma não tem nada a ver com a outra. A morfologia do golfinho e do tubarão é um perfeito exemplo. Elas são bem parecidas, mesmo levando em conta que tubarões são peixes e golfinhos são mamíferos.

O mesmo acontece com crocodilianos (répteis) e baleias (mamíferos). Mesmo que o ancestral comum a ambos tenha 288 milhões de anos, esses dois bichinhos fofos guardam ainda muitas semelhanças, e é função da ciência saber quais são elas e como se desenvolveram.

Continuar lendo “As semelhanças morfológicas entre golfinhos e crocodilos”

Como o cheirinho de chuva pode lhe trazer doenças

Você conhece uma substância chamada Octaidro-4,8a-dimetil-4a(2H)-naftalenol? Não? E “Geosmina”,  conhece? Deveria. É o cheiro desse composto que você sente quando chove, o chamado “cheirinho de terra” ou erroneamente pensado ser “cheiro de bactérias”. Deve ser porque esta substância é produzida pela Streptomyces coelicolor, uma bactéria encontrada no solo.

Continuar lendo “Como o cheirinho de chuva pode lhe trazer doenças”

Pesquisadores estudam dentes de neandertais e descobrem muito do seu estilo de vida

Neandertais são nossos primos mais famosos, que tivemos o prazer de contribuir em mandar para a vala evolutiva. A importância deles é que são uma espécie de onde nós não evoluímos e estaria junto conosco hoje se Evil Darwin tivesse deixado. Bem, merda acontece e ela já limou 99% de todas as espécies que já viveram, o que em nada limita nossa curiosidade sobre saber sobre cada uma delas.

No caso dos neandertais nos interessa saber por serem uma outra espécie de hominídeos. Quem eram eles e o que comiam. Hoje, sabemos mais ainda sobre seus hábitos, como uma recente pesquisa publicada demonstrou.

Continuar lendo “Pesquisadores estudam dentes de neandertais e descobrem muito do seu estilo de vida”

Pesquisadores enfrentam o câncer com uma substância (não é essa)

Pesquisadores de verdade pesquisam uma substância química que é encontrada em tumores que pode ajudar a parar o crescimento de células cancerígenas. Você ouviu isso antes? Até ouviu, mas em vlog do YouTube, sem publicações científicas. Eu não posto pseudociência, salvo para cr4iticá-las. Esta pesquisa sim, tem publicação indexada. Mas ela é sobre o que?

Continuar lendo “Pesquisadores enfrentam o câncer com uma substância (não é essa)”

Morreu uma guerreira, morreu uma heroína, morreu uma mãe

Contam os Antigos que no início havia apenas Obatalá, o Senhor dos Céus, e Odudua, a Senhora da Terra. E esses se casaram e dessa união nasceram Aganju, que a ele foi designado ser o orixá dos vulcões e desertos, e Iemanjá, senhora dos mares e oceanos. E conta-se também que Aganju e Iemanjá se casaram, e tiveram um filho, Orungan. Orungan, como em qualquer tragédia, apaixona-se pela própria mãe e, aproveitando a ausência do pai, deitou-se com ela. Desta união, que muitos dirão ser incestuosa, mas orixás não prendem à moral humana, nasceram quinze orixás, e a cada um foi atribuído uma função. Uma orixá recebeu o nome de Oyá, deusa do rio Niger, senhora das tempestades, que com sua alfanje e cauda de animal entra em campo de batalha. E Oyá recebe um título de Xangô, seu amor: Iansã, “Senhora do Céu Rosado”. Oyá é guerreira, Oyá não recua. Oyá não teme o inimigo. Oyá corre para enfrentar o seu destino.

Assim como Oyá, África teve uma guerreira. Salomé Karwah, a guerreira imortal, sobreviveu a tudo, menos a uma simples gravidez.

Continuar lendo “Morreu uma guerreira, morreu uma heroína, morreu uma mãe”

Observar pássaros perto de casa faz bem. Ainda mais pra quem tem dinheiro

Ah, os pássaros são tão legais! Observar pássaros é uma maravilha; são tantas as belezas! A mãe alimentando os filhotes no ninho em cima da árvore, também há criaturas estranhas e sinistras, inteligentes e pomposas que quase espantam o observador. Sim, tudo o que eu aprendi sobre pássaros foi vendo o Pica-Pau. Me processe!

Agora, uma pesquisa demonstra que pessoas que vivem em bairros com mais aves, arbustos e árvores são menos propensos a sofrer de depressão, ansiedade e estresse. É que nem eu, que adoro aves, principalmente à beira-mar, servidas sob a forma de galeto.

Continuar lendo “Observar pássaros perto de casa faz bem. Ainda mais pra quem tem dinheiro”

Bactérias sem senso de camaradagem produzem substâncias antibacterianas

Bactérias são uma constante em nossa vida, seja para o bem ou para o mal. Algumas bactérias são patogênicas e isso significa que fazem um mal desgraçado. Vírus não são nada perto de uma bactéria daquelas bem motherfucker. A nossa pele está lá, cheinha de bactérias, sendo que larga maioria pode viver na pele humana sem prejudicar o hospedeiro, mesmo porque isso seria uma atitude burra do parasita, e nós sabemos o quanto tudo foi divinamente planejado, né?

Agora, pesquisadores estão atrás dessas colônias de bactérias que não só não nos prejudica, como ainda produzem substâncias antimicrobianas.

Continuar lendo “Bactérias sem senso de camaradagem produzem substâncias antibacterianas”