Você pensou que só chá de cogumelo dá barato? Errou feio! Um pescador da costa britânica encontrou uma espécie de peixe, proveniente originariamente do mediterrâneo, que pode provocar alucinações quando ingerido. O peixe “da lata” levou os especialistas a suspeitar de migração provocada pelo aquecimento global. Isso significa que um monte de peixes-doidões estão viajando pra lá e pra cá por causa de distúrbios climáticos. Em suma: esse negócio é uma droga!
A espécie de peixe branco, sarpa salpa, é normalmente encontrado nas águas mais quentes da costa de Tenerife, Malta e Chipre. O consumo de sua carne normalmente não traz riscos, mas a ingestão da cabeça pode levar a alucinações semelhantes às experimentadas pelo consumo de LSD, o famoso ácido lisérgico. E não, não é preciso fumar o peixe, basta comê-lo mesmo.
Outros peixes semelhantes, que se alimentam de plâncton, também seriam capazes de produzir o mesmo efeito. Segundo especialistas, o efeito alucinógeno seria provocado pela intoxicação do peixe ao consumir grandes quantidades de plâncton, que contém uma pequena quantidade de veneno. As pessoas que comerem este peixe, vão ingerir o excesso de plâncton-que-passarinho-não-come, por tabela, e farão a maior viagem, ó.
Em 2006, dois homens, um deles com 90 anos, foram hospitalizados no sul da França com alucinações após comer sarpa salpa num restaurante. Eles garantem que foi culpa do peixe e que não visitaram nenhuma boca-de-fumo antes.
O pescador Andy Giles, que encontrou a espécie nesta semana na costa da Cornualha, disse à imprensa local ter ficado intrigado ao encontrar um peixe que nunca tinha visto antes ao sair para pescar. “Agora que eu descobri o que era aquele peixe e os efeitos que ele pode causar, talvez eu deveria ter tentado vendê-lo para uns clubbers”, ironizou Giles.
Fonte: BBC Brasil
