Prove o melhor tempero romano jamais criado (na opinião dos romanos)

Os romanos adoravam cozinhar (por “adorar” eu quero dizer mandar os escravos cozinharem). Diferente de paulistas e paulistanos, os romanos davam muito valor a condimentos e temperos para deixar suas comidas deliciosas e com aroma incrível. Eles não curtiam comida com sabor de derrota como muitos que eu conheço.

O tempero que os romanos mais apreciavam era um molho de peixe fermentado chamado “garum”. Segundo historiadores, esta palavra em sua forma latina deriva do grego γάρος (garos), um tipo de alimento à base de peixe mencionado por autores clássicos como Aristófanes, Sófocles e Ésquilo.

Segundo Plínio, o Velho, e Isidoro de Sevilha, o garum era produzido a partir de intestinos de peixe misturados com sal. A parte líquida era o garum propriamente dito e a parte pastosa, digamos assim, era denominada “hallec” ou “allex”, semelhante ao “bagoong” (pasta de peixe asiática). Uma versão concentrada e evaporada do garum, conhecida como “muria“, formava uma pasta espessa com cristais de sal, usada para temperar alimentos.

Gostaria de saber como se faz o garum? Pois o Tasting History lhe ensina como fazer. Ative as legendas e escolha o idioma Português do Brasil


2 comentários em “Prove o melhor tempero romano jamais criado (na opinião dos romanos)

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.