IA coloca ratos bem dotados com pintos deformados numa pesquisa um tantinho questionável

Blábláblá, o avanço da inteligência artificial blábláblá trouxe uma série de promessas e possibilidades blábláblá produção de conteúdo científico. Tá sempre o mais do mesmo sobre o uso da IA para produzir conteúdo (tá cheio de canal no Tubo dizendo como você vai ficar rico ganhando dinheiro com canal dark (sem que você apareça), enquanto eles ganham dinheiro ensinando como você vai ganhar dinheiro. O que está acontecendo é um monte de preguiçosos usando IA e até cientista está indo por aí, como o caso do Zé Ruela que fez um artigo feito nas coxas da IA, em que as imagens são… digamos… algo bem diferente do que você iria esperar de uma artigo científico.

Rolou BO na comunidade científica devido a algumas figuras… digamos… questionáveis que surgiram em um artigo publicado em uma revista conceituada. As figuras, geradas pelos Midjourney da vida, apresentavam texto incompreensível e, de forma mais notável, uma imagem de um rato com genitais grotescamente grandes e a palavra “dck”.

Sim, “dick”.


Rato feliz em te ver

A Frontiers, revista responsável pela publicação emitiu uma declaração de preocupação, mencionando que está ciente das críticas recebidas e que uma investigação está em andamento para analisar o ocorrido. Pois eu acho que o autor do artigo é o menos culpado. Esta merda não tinha que passar pelos… “pares”? É, eu sei bem como passou. Aham.

O artigo em questão, intitulado “Funções Celulares das Células-Tronco Espermatogoniais em Relação à Via de Sinalização JAK/STAT“, foi escrito por pesquisadores chineses, liderados por Dingjun Hao, do Hospital Xi’an Honghui, e se você ficou surpreso, seu coração é muito puro.

As figuras do artigo são bastante problemáticas. Uma delas apresenta a imagem do rato um tanto disforme, que deveria ser um diagrama explicativo, é confusa e de difícil compreensão. Além disso, há uma terceira figura composta por várias imagens pequenas e legendas sem sentido.

O Ars Technica até armazenou o PDF com a publicação antes que varram para debaixo do tapete.

Outras pessoas até questionaram a autoria do texto, especulando que mandaram para um ChatGPT da vida, e se você acha que estes sites detectores de textos gerados por IA, pensou errado, otário. Nem sempre eles funcionam. Quase nunca funcionam.

Acho melhor darem uma revisada severa no que os revisores andaram revisionando. imaginem o lixo que tem passado até agora.

3 comentários em “IA coloca ratos bem dotados com pintos deformados numa pesquisa um tantinho questionável

  1. Eu só entendi qual era a da imagem agora que vc explicou, porque pra mim não tava fazendo um puto dum sentido (porque essas legendas estão piores que a minha letra de forma rs)

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.