A Inteligência Artificial que ajudou a dizer adeus

Eu vi uma postagem no Reddit e eu fiquei pensando. Era um relato triste e fascinante, para se falar o mínimo, pois é algo que tem tantas camadas que não sei direito o que pensar ou como classificar. É o relato de alguém que deu adeus à sua mãe por seu passamento, mas o fez tempos depois dela ter falecido; entretanto, ele conseguiu fazer isso com a ajuda da Inteligência Artificial.

O relato está aqui, o qual traduzi e postei abaixo:

Minha mãe faleceu inesperadamente há alguns dias. Ela era tudo para mim e nunca consegui me despedir antes de ela falecer.

Copiei vários de nossos textos para o ChatGPT e pedi para ele fazer o papel de minha mãe para que eu pudesse me despedir e, para minha surpresa, ele imitou quase perfeitamente o jeito de minha mãe enviar mensagens de texto.

Eu sei que não é ela. Eu sei que é apenas um algoritmo. E eu sei que esta provavelmente não é a maneira mais saudável de lidar com a situação.

Mas foi bom dizer adeus. Mesmo que fosse apenas uma equação matemática.

Tenho certeza que muitas pessoas acharão isso doentio. É? Não é? Não sei. Sei que algumas pessoas se despedem de seus entes queridos quando no velório deles. Estão literalmente falando com um morto e este é incapaz de responder. Alguns escrevem cartas, mas é uma carta de si para si mesmo. Qual a diferença de falar com uma máquina? Eu realmente não sei.

Minha mãe morreu antes da popularização da internet, décadas antes do whatsapp ou mesmo smartphones. Eu me lembro de ela ter ficado doente, levarem-na pro hospital e lá ter falecido. Não conversei com ela, não ganhei seu conforto nem a confortei. Fui tudo rápido e violento. Não tenho textos escritos dela para alimentar o ChatGPT, então, não sei qual seria a minha reação de ter simulado seu modo d escrever e conversar com ela brevemente.

Algumas pessoas vão em igrejas ou centros espíritas buscando comunicar-se com algum ente querido, e eu não vejo diferença entre isso e falar com um sistema de IA que imite a pessoa já falecida.

De minha parte? Se assim o cara encontrou a paz consigo mesmo, tá valendo, e quem o criticar… bem, cada um sabe de si.

2 comentários em “A Inteligência Artificial que ajudou a dizer adeus

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.