
Todo dia eu saio cedo para trabalhar. Todo dia eu passo por academia que está lotada de gente. Tenho certeza que ali ninguém trabalha, porque eu e o pessoal do busão temos que estar cedo no trabalho. Se o cara pode chegar tarde no “trabalho” não é tão trabalhoso assim. Se fosse trabalhoso, ele estaria aproveitando para descansar.
Pessoal ali está crente que está ficando mais saudável, mas uma longa pesquisa finlandesa por colocar isso em xeque já que, segundo ela, atividade física pode não só não ser melhor, como ainda ter impactos negativos na saúde.
Pesquisadores da Universidade de Jyväskylä (Jivasquila?) descobriram que ficar fazendo exercícios não pode ser relacionado diretamente a vidas mais longas e saudáveis. Ela é apenas uma pequena parte do quadro geral e, sim, pode ser bem ruim para você, até mesmo acelerando o seu envelhecimento.
O estudo foi feito com mais de 11 mil gêmeos finlandeses do mesmo sexo entre 1975 e 2020, e os dados apontam que, de uma maneira geral, aqueles que se exercitavam menos tinham cerca de 20% mais probabilidade de morrer ao longo dos 45 anos do que aqueles que eram regularmente ativos.
Daí, você vai falar: AHÁ!!! ENTÃO QUEM É PREGUIÇOSO MORRE MAIS CEDO, NÉÉÉÉÉÉ????
Só que não.
Os participantes autorrelataram o tempo e a intensidade de sua atividade física diária e foram categorizados em quatro grupos: sedentários, moderadamente ativos, ativos e altamente ativos.
Quando os pesquisadores filtraram dados por estilo de vida, Educação, índice de massa corporal (IMC), tabagismo e consumo de álcool, esse número caiu significativamente. Ou seja, o cara vive menos não porque não se exercita, mas porque come mal, fuma feito uma chaminé e bebe mais que um Opala 82.
Então, pensamos: ok, a pesquisa pode até estar errada, já que não passou por revisão de pares (o que também pode não significar muito). Daí, se virmos as notícias [1] [2] [3] [4] [5] veremos que é melhor não arriscar.
Ademais, eu trabalho a semana toda, quero ficar sedentário. Tios sedentários vivem mais. Não fumo e bebo raramente, não como qualquer porcaria na rua. Posso muito bem me isentar de ficar me cansando; e se vocês vierem com as várias pesquisas que mostram que ficar se cansando em academia faz bem pra saúde, vai lá, filho, estou ocupado com meu copo de suco com gelo vendo filme semi-deitado na cama, com ar-condicionado no talo.

Exercícios intensos levam o corpo ao estresse.
CurtirCurtir