Mr. Beast tenta ajudar os pobrinhos na África já sabendo a máxima sobre boas ações

Talvez você não conheça um youtubeiro chamado Jimmy Donaldson. Com esse nome, ele realmente não seria famoso, por isso, adotou a alcunha Mr. Beast, ou Senhor Besta. Ele é um dos imensos youtubeiros com 280 milhões de assinantes em um dos seus canais do Tubo. Eu não assisto o Seu Besta, mas muita gente assiste. Ele tem vários planos filantrópicos, e dessa vez não ficou reclamando dos outros, ameaçando confederação de futebol e espalhando palhaçadas na internet. preferiu levar água potável a quem precisa.

Ou seja, ele é o youtubeiro que você acabou de pensar, mas às avessas.

Só que Seu Besta esquece que toda boa ação será criticada, já que ele promoveu a construção de poços artesianos no Quênia, um lugar que o Governo doa aos membros recém-eleitos do parlamento e senadores um subsídio de US$ 33 mil dólares para a compra de carros a cada 5 anos, além de verba para abastecê-los, mas não parece ter dinheiro para levar água à população.

Quem disse isso? Os próprios quenianos.

Sou capaz de apostar que eles também oferecem aos seus políticos apartamentos funcionais, verbas de gabinetes, auxílio terno etc. Mas isso é coisa que só acontece no Quênia, nunca num país como o Brasil, certo?

E não é só no Quênia. Os novos poços fornecerão água potável para até 500.000 pessoas também na república dos Camarões, Somália, Uganda e Zimbábue, enquanto uma arrecadação de fundos para apoiar organizações locais de ajuda à água arrecadou mais de US$ 300.000 até a manhã de segunda-feira (06/11).

O que ele ganhou com isso? Críticas.

Saran Kaba Jones, fundador e CEO da FACE Africa, uma ONG que trabalha para melhorar a infraestrutura de água e saneamento na África Subsaariana, disse que eles fazem isso há 15 anos, mas têm lutado para continuar o trabalho porque financiamento, conscientização e advocacia dão trabalho, dando o chilique alegando que “da noite para o dia, vem essa pessoa, que por acaso é uma figura masculina branca com uma plataforma enorme e, de repente, ele recebe toda a atenção. É meio frustrante, mas também é entender a natureza de como o mundo é.”

Vamos ver: em QUINZE ANOS ela não conseguiu fazer o que o youtubeiro fez. Tá fazendo errado então, fia. Aliás, ONG, né? Já sabemos como esse pessoal funciona, porque verba e doação, eles recebem.

Um outro sujeito alegou que o Seu Besta estava apenas alimentando estereótipos de que a África é dependente de doações e intervenção filantrópica. E,… bem, sei lá, mas ao ponto que nada tinha sido feito e precisa um sujeito que começou no YouTube com vídeo de Minecraft dar dinheiro para a população ter ÁGUA – e nem é água encanada, é de poço, mesmo –, eu acho que, sim, precisa de doação. Não precisa reforçar estereótipo. Ah, quem fez a crítica é um político. Você sabe, o que ganha um carro a cada 5 anos e tanque cheio todos os meses.

Ah, ia me esquecendo. O trabalho da FACE Africa é tão ótimo, que todos os poucos poços que abriram estão quebrados, e a outra guria falando que é fácil construir lá e não voltar depois. Parece que foi um autocrítica.

Mr. Beast já conhece bem a Internet e declarou que já sabia que ia ser cancelado pelos Enzos Valentinos, com 5 refeições por dia, bebendo água Perrier e morando em apartamento de 200m². De qualquer forma, ele falou que não se importa, e se acham que ele fez isso para continuar ganhando dinheiro com o YouTube, eu paro e penso no bem maior, já que as pessoas que estão sendo ajudadas não dão a mínima se ele fica mais rico.

Como dizia o Betinho, quando fez a Ação da Cidadania Contra a Fome: Quem tem fome (e nesse caso, sede também) tem pressa. Mas, se não acredita em mim, pergunte à criancinha da imagem que abre o artigo o que ela acha de ter água limpa pra beber.


Fonte: CNN

6 comentários em “Mr. Beast tenta ajudar os pobrinhos na África já sabendo a máxima sobre boas ações

  1. Francamente, ficar passando comercial triste com música do REM em canal pago não dá retorno nenhum porque enche o saco, e essas ONGs só sabem fazer isso. E reclamar, reclamar muito. O cara entretém no YouTube e os seguidores retribuem, é só isso. Mas é mais fácil se doer dizendo que é difícil arrecadar fundos.

    Tem um evento bianual nos States (quer dizer, nem é mais bianual, toda semana tem algo relacionado, mas divago) chamado Games Done Quick. É um bando de gamer passando nos jogos o mais rápido que eles conseguem. Toda a grana que eles arrecadam por meio de doações é revertido pra uma fundação de pesquisa do câncer e pro Médicos sem Fronteiras. E não é pouca grana não, eles terminam o evento com alguns milhões arrecadados. É entretenimento com arrecadação de doações, SIMPLES ASSIM.

    Mas é mais fácil reclamar, mesmo.

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.