
Já que estamos no OktoberPinkFest (ou algo assim), nada melhor que relembrarmos um lago rosa, o Lago Retba, que fica ao norte da península de Cap Vert, a nordeste de Dacar, no Senegal. Legal, né? Mas ele não é o único. Sabe onde tem outro lago rosa? Na Sibéria (sim, ao contrário do que você possa imaginar, lá não é coberto de gelo e neve o ano todo), perto da fronteira com o Cazaquistão, melhor país do mundo.
É o Lago Burlinskoye.
Durante a maior parte do ano, a água do Lago Burlinskoye se parece com qualquer outro lago: um cinza ou azul acinzentado, dependendo do clima e de quantas nuvens estão lá pachorramente volitando pelo céu (coloquem suas piadinhas “André, o Poeteiro” nos comentários). Mas as aparências enganam, já que o Lago Burlinskoye é extremamente salgado, sendo o maior depósito de sal na Sibéria Ocidental. Por sinal, o nome foi dado pelo Czar Pedro, o Grande (significa Saleiro Real) e a Czarina Catarina, a Grande, não admitia outro sal fosse servido em sua em sua mesa de jantar que não fosse o sal do do Lago Burlinskoye.
Sim, era por causa da cor das águas do lago, já que o sal de lá não é tão rosa assim. Aliás, não é absolutamente rosa!
Mas se você disser que o lago salgado proporciona que apareça a cor rosa, estará de certa forma certo, já que a alta salinidade do Burlinskoye atrai uma espécie particular de camarão de salmoura microscópico chamado Artemia salina. O clima quente e o alto teor salino do ambiente faz das águas do Burlinskoye um lugar perfeito para os camarõezinhos fofos ficarem felizes e contentes, e, à medida que a camarãozada se multiplica, inunda o lago com aquele maravilhoso tom Pantera Cor-De-Rosa.
Normalmente, o lago fica rosa em agosto, quando o clima quente e as populações de camarão atingem seus picos. Mas, como o resto do mundo, a Sibéria Ocidental tem experimentado um clima excepcionalmente quente durante todo o ano, fazendo com que o Lago Burlinskoye mude de cor semanas antes do esperado.
Agora, tem outra coisa interessante: é uma linha de trem que passa pelo meio do lago, praticamente dando uma de Jesus e caminhando sobre a água várias vezes ao dia, com um trem relativamente pequeno descendo as margens sobre trilhos que foram colocados durante a era soviética, sendo o próprio sal a razão pela qual o trem está andando por lá equipado com ferramentas que coletam o sal. Uma visão estranha, fantástica e magnífica.

Um comentário em “Lago Burlinskoye, um lago salgado e rosa”