
Pompeia é uma cidade famosa, mas principalmente por causa do que aconteceu com ela. Em 79 da Era Comum, deu muito ruim para a população de Pompeia, quando o vulcão Vesúvio acordou de MUITO mal humor de arrasou com a cidade. Passados muitas centenas de anos, Pompeia é um tesouro arqueológico no que podemos ter um vislumbre do modo de vida de uma cidade romana. Dá até para saber o que eles comiam, e entre os pratos estava… pizza?
No início deste ano, arqueólogos que escavavam um bloco de casas na Regio IX da cidade do Vesúvio descobriram um afresco que mostra um prato redondo muito semelhante a uma pizza. Claro, isso seria impossível, já que a pizza só seria criada á pelo ano 1600, ainda mais que tomates não são originários da Europa, tendo sido levados por Hernán Cortez no século XV, e daí você conseguiu vislumbrar qual foi um dos primeiros usos, certo?
De qualquer forma, a imagem mostra prato que parece estar coberto com romãs, especiarias e um molho pesto conhecido como moretum, servida em uma travessa de prata acompanhada de frutas secas, morangos amarelos e um cálice cheio de vinho.

O mais legal é que, 2 em 2020, foi descoberto algo como uma lanchonete que está magnificamente preservada no sítio Regio V, na mesma Pompeia, claro. O estande é decorado com vários afrescos com uma nereida montando um cavalo-marinho, jarros altos com duas alças que comumente eram usados para armazenamento, e alguns dos pratos anteriormente disponíveis, como patos e galinhas. Este tipo de lugar era chamado de “termopólio”, onde se servia peixe, aves e vinho, obviamente. Romanos não ficavam sem sua manguaça. Era um perfeito fast food.

Muito do que temos hoje, os romanos já possuíam. Pode-se dizer que até melhor; outras coisas, obviamente, nem tanto. Mas algumas coisas básicas nunca mudam, como encher a pança, ainda mais na correria, como ir pro trabalho, fugir de ser convocado para alguma guerra ou simplesmente paquerar a dona do termopólio. A vida tinha as suas agitações e era preciso reservar energia, mesmo que não adiante muito quando uma emissão piroclástica em à toda em sua direção. Fazer o quê?

E o que me impressiona é que, mesmo com a tragédia que se abateu com essas cidades, as pinturas se mantiveram praticamente intactas e com uma bela resolução.
CurtirCurtir