A bobagem internética da Síndrome do Impostor

Volta e meia eu vejo gente falando as abobrinhas de sempre, e uma delas é uma frescura que inventaram agora: Síndrome de Impostor. Tudo é Síndrome de Impostor agora. Ela existe? Até existe; é uma condição psicológica que poderia ser caracterizada por pessoas que possuem tendência à autossabotagem construindo uma percepção de si mesmo de incompetência ou insuficiência. A pessoa fica como se não merecesse o que tem, que ela é uma impostora.

Claro, não é porque a descrição clínica existe que o que vemos à solta na Internet seja exatamente isso. É tipo autismo, que virou pule de dez e todo mundo usa como desculpa para ser cuzão. Sempre tiram do rabo uma condição psicológica, normalmente inventada. Daí a quantidade de gente autodiagnosticada como autista, bipolar, esquizofrênica etc.

Esse pessoal autodiagnosticado com Síndrome do Impostor normalmente segue um padrão. Pessoas de classe média-alta ou alta com dorzinha burguesa “ain, eu tenho muito dinheiro e não acho que mereço. Buááááá”.

Um amigo, se você tem sucesso e acha que não o merece, se você tem dinheiro e fica se questionando, se você se deu benzaço na vida e tem dileminha existencial, deixe-me resolver o seu problema: me dê todos os sus bens, me passa o seu salário ficando só com um salário-mínimo e curta feliz o que você acha que merece: nada.

Vocês já viram pobre com este tipo de dilema? “Ain, eu ganhei 100 reais no jogo do bicho, eu acho que não mereço”. Não, né? Tô falando, isso é coisa d gente rica que quer ganhar estrelinha e biscoito, porque ter dinheiro não é o suficiente para esse pessoal.

Então, lembrem-se: se vocês estiverem se sentindo vítimas da Síndrome do Impostor, tomem nota: andre@ceticismo.net . É o PicPay, Pix e PayPal. Livre-se deste fardo chamado dinheiro, passando pra mim; porque eu tenho certa dificuldade de entender como alguém que mora num país com este festival de toupeiras imbecis nas esferas do Executivo, Legislativo e Judiciário pode ter síndrome de impostor,

4 comentários em “A bobagem internética da Síndrome do Impostor

  1. Depois que tive que passar por uma misândrica com autoimagem de borderline odiando até os do grupo Childfree, não duvido de mais nada do BR virtual…E a fdp era mais bem-vista do que eu! Aquela traidora…

    Curtir

  2. Eu tenho vontade de moer de soco qualquer um que inventa que tem transtorno psiquiátrico porque parece legal. Não, não é legal. Nem um pouco.

    Curtir

  3. Já faz um bom tempo que transtornos e doenças psíquicas são banalizadas, isso quando não são valorizadas e tratadas como um presente. E para ambos os casos, nada melhor que um vídeo que vi no YouTube, falando sobre a vida do Van Gogh, em que o narrador do vídeo veio com a sensacional frase “He made these paintings despite his mental health, not because of it.”

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s