Romeiros não são cristãos, segundo a Bíblia

Eu vi uma notícia sobre o monte de fiéis chegando na Basílica de Aparecida do Norte. São situações que me fazem pensar sobre a insignificância do Cristianismo segundo a visão dos próprios cristãos. Mesmo porque, eu entendo que ser cristão é seguir o Cristo (Jesus, para os íntimos), mas o que menos eles fazem é seguir Jesus.

Vendo as fotos da imensa Basílica de Aparecida, me lembro das palavras do Evangelho Segundo Mateus, capítulo 6, versículos 5 a 8:

E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.

Não é interessante que o que mais fazem nas igrejas é ficar orando na frente de todo mundo, usando frases repetidas ad nauseam? E isso se eu usar os textos canônicos, se eu me basear em escritos apócrifos como o Evangelho de Tomé, veremos coisas como:

Jesus disse: Eu sou a luz que está acima deles todos. Eu sou o todo: o todo saiu de mim e o todo se reuniu a mim. Rachai uma madeira: eu estou ali. Levantai uma pedra e me achareis.

É muito próximo dos textos gnósticos e, por causa disso, desprezado entre os círculos cristãos. Ainda mais quando ele infere que não é preciso locais de adoração, pois Jesus estaria em todo lugar, o que foi um pouquinho alterado para o filme Stigmata, com os roteiristas colocando a citação:

O Reino de Deus está dentro de você e à sua volta, não em prédios de madeiras ou pedras. Rache uma lasca de madeira e Eu estarei lá; levante uma pedra e Me encontrarás

A parte do “O Reino de Deus está dentro de você e à sua volta, não em prédios de madeiras ou pedras”. Não está textualmente no Ev. De Tomé, mas talvez devesse ter estado. Ou não. Não dá mais para imaginar o que um autor de um texto cuja compilação é estimada que seja do ano 145, mas com trechos bem anteriores, estivesse pensando.

Mas nos faz olhar as coisas de outra forma, não?

Pensem no trecho do Ev. De Mateus, capítulo 21, versículos 12 e 13:

E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas; E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.

Então a gente olha para as igrejas e basílicas e catedrais e o que mais vemos são vendilhões vendendo todo tipo de treco, desde rosário abençoado a action figure de Jesus e santos.

O interessante nos debates sobre a existência ou não do Jesus Bíblico, os historiadores e teólogos concordam que o evento pode muito bem ter acontecido. Ali temos um pregador irritado com a forma que estão conduzindo uma religião e se revolta. Algo um tanto diferente de Jesus, Paz & Amor como é descrito no próprio Evangelho de Mateus, ou no de João, o evangelho mais antissemita.

Tendo isso em mente, não deveríamos achar que os cristãos devotos deveriam se recusar a isso? Mas a devoção depende justamente de se mostrar mais devoto que os outros. Não caminham quilômetros e mais quilômetros para mostrar para Deus que são fiéis seguidores da Palavra. A própria Bíblia diz que Deus sabe disso muito antes. E… bem, Deus é onisciente, não? Deveria ser. É o que os próprios religiosos dizem.

Acho que deveriam seguir bem ao pé da letra a parte da adúltera (aquela sim, é mentira, dados os erros ali constantes): simplesmente vão e não pequem mais. Mas isso deve ser completamente impossível. Melhor andar de joelhos e comprar uns itens nas barraquinhas para garantir o lugarzinho no Céu.

Johann Tetzel deve estar orgulhoso.

10 comentários em “Romeiros não são cristãos, segundo a Bíblia

  1. Eu fico feliz de ver os cristãos orgulhosos, acumulando riquezas, degustando uma farta refeição, se enfeitando para idolatria, invejando uns aos outros, e com muita raiva de quem um dia vai rodopiá-los na assadeira do Inferno.
    Até estou aqui sentado no meu trono, sorvendo uma deliciosa taça de vinho, beliscando um cachorro-quente e acariciando a serpente.

  2. “Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles” – Mateus 18:20.

    É o que me vem a cabeça toda vez que eu vejo essas basílicas, santuários, e tempos de salamão.

    1. Imagina quando você descobrir que igreja neoptentecostal é considerada estrume entre as mais tradicionais (pelo menos aqui nas bandas do Norte, tanto que no 7 de Setembro só deu penteca, as demais denominações estimularam os crentes a nem irem.)
      E ninguém nega que não precisa de templo pra adorar não, tanto que quando não tem culto a gente faz célula independente em casa, mas fazer o que se geral que ta aqui nesse site são ignorantíssimos até em História.
      Reflete bem no quão semelhantes ao “dotôzinho” André vocês são, basta ver os textos antigos dele sobre Simão O Mago, de Atos, ser adorado na Capadócia e ter uma estátua pra ele no século IV sendo que na verdade era uma estátua de Semão Sanco, divindade MUITO MAIS ANTIGA de Roma, e quem começou com essa putaria foi Justino Mártir que por pura ignorância achava que era pro Simão da Bíblia.

      1. Deixe-me ver se eu entendi. Vice está concordando que não precisa de templo, concorda que Aparecia fica lotada, concorda que as Pentecostais fazem a mesma coisa, concorda que Justino Mais escreveu bobagens é acha que está me refutando?

        HAHAHAHAHA HAHAHAHAHA HAHAHAHAHA HAHAHAHAHA HAHAHAHAHA HAHAHAHAHA

        Não se pode esperar inteligência de crente fanático MESMO!!

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s