Elfos, fadas e câmeras espaciais

O ASIM é escrito assim mesmo. Trata-se do acrônimo do Monitor de Interações Atmosfera-Espaço (Atmosphere-Space Interactions Monitor). Este aparato é uma instalação de observação da Terra da ESA (a Agência Espacial Europeia) para o estudo de tempestades severas e qual o papel que elas têm na atmosfera e no clima de nosso planeta.

Mas quando se fala em “tempestades severas”, estamos se referindo a tempestades de alta altitude, em que esses raios atmosféricos superiores são chamados de “eventos luminosos transitórios”, ocorrendo bem acima das altitudes de raios normais e nuvens de tempestade, com um processo de descarga de elétrons em fuga sendo sugerido como o principal mecanismo.

Esses eventos são causados por intensas descargas elétricas que partem dos topos da nuvens e se estendem até o limite superior da mesosfera, mais ou menos a 95 km de altitude, gerando uma descarga que transforma o ar em plasma, sendo os flashes brilhantes, tendo sido ligados a criaturas fantásticas, como fadas, elfos, espíritos, magia e coisas similares oriundas de mentes férteis que tentavam explicar o mundo à sua volta.

O ASIM estuda essas descargas elétricas de alta altitude a partir da plataforma de carga externa no módulo Columbus da Estação Espacial Internacional. Contando com uma série de câmeras ópticas, fotômetros e um grande detector de raios X e gama montado na parte externa do Módulo Columbus da ESA na ISS.

Por pelo menos dois anos, o ASIM observará descargas elétricas geradas por tempestades entre a estratosfera e a ionosfera, a borda do Espaço, que oficialmente começa na Linha de Karman, em torno de 100 km de altitude, e permite estudar esses eventos luminosos e seu papel na atmosfera e no clima da Terra.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s