Vilão da vez: Hand Spinner do Mal

O Brasil é fantástico, mas é meio lentinho. Começou esse pião gourmetizado chamado hand spinner, o nome abrasileirado do fridget spinner (não pergunte!). antes tido como uma maravilha por pedagogos, o que não significa muito, e virou mania entre as crianças. Alguns até inventaram a fanfic que ele é ótimo para autistas. Curiosamente, todos os autistas que eu conheço não tem. Aliás, deve ser realmente ótimo uma criança com uma zica cerebral (se eu chamar “doença” vão me crucificar, mesmo sendo) que a faz ter movimentos e comportamentos repetitivos ter um brinquedo que tem um movimento repetitivo. Quem é a fonte que ele é usado para o tratamento de autistas e é ótimo para relaxamento? Jornais e vendedores de hand spinners. As fontes são confiabilíssimas!

Tudo começou lá pela década de 1990, quando Catherine Hettinger, uma química (com ela a oração e a paz) não conseguia brincar com sua filha. Como Catherine sofre de miastenia gravis, uma doença auto-imune que causa fraqueza muscular, não tinha como participar de muitas brincadeiras. Assim, criou este pião. Algumas crianças gostaram e começou a produzir em casa e saiu vendendo por aí. Infelizmente, não conseguiu renovar a patente por não ter 400 dólares (o que indica que não vendia tanto assim) e a indústria se aproveitou e produziu em larga escala, alterando só um pouquinho, como podemos ver pela foto com um dos spinners de Cathy.

Já industrializado e em diferentes formatos, com luzinha, sonzinho e coloridos, as crianças logo se amarraram. Qual a graça? Nenhuma, mas rodar pião também não tem, nem pega-varetas e nem nada tem graça se formos por um viés masturbatofilosóficoreflexixobabacôncio. Pessoal começou a ganhar rios de dinheiro, mas não Cathy. Desculpe, irmãzinha, a vida tem dessas coisas (e seu spinner é feio pra cacete!). Claro, Brasil, sempre atrasado, só recebeu este treco lá pelo ano passado e virou febre.

Claro, como o Brasil é lentinho, não percebeu algo logo de cara. As vendas estão explodindo, tanto pelas lojas comuns, quanto o Mercado Livre e o camelô amigo. Só então o Governo se tocou que precisa controlar isso e tributar mais ainda. Assim, há denúncias perante o INMETRO de vários acidentes, que até então ninguém viu. Sendo assim, é preciso regulamentação.

Já estão acionando lojas grandes porque supostos casos de acidentes com o treco acarretou como cortes na face e lesões nos olhos em outros países. Sim, isso mesmo! Um troço que, alega-se, acarretou cortes em outros países, e que há uma miríade de modelos diferentes além desse que é vendido aqui, arredondado. Saca só esse da imagem ao lado.

Bem, se disseram que foi o hand spinner, então foi. Aí querem cobrar das lojas (não do camelô, claro, pois este não pode ser processado e pagar milhões de indenização). Um desses acidentes o moleque usou um compressor de ar para mover o troço. Houve um estouro (o texto mal escrito não disse se foi o compressor ou o spinner) e o moleque acabou com 30 pontos no focinho. CLARO!, a culpa é do spinner! Eu fico pensando se vão processar a Casa & Vídeo por vender chave de fenda da Tramontina já que Pachequinho enfiou a ponta no olho do Epaminondinhas. Isso não faz o menor sentido. Vão processar a LIGHT porque um moleque enfiou o dedo na tomada e tomou um choque?

Alegam que as crianças pequenas podem se cortar e engolir as pequenas esferas dos rolamentos. HELLO? Você já viu um rolamento? Sabe, aquilo que a gente chama de rolimã e usava para fazer carrinhos e descer a ladeira só de camiseta e short, usando os próprios pês como freios? Pois é. Tente quebrar um rolamento, ainda mais um pequeno. Boa sorte, MESMO!

A paranoia, claro, não passa desapercebida pela imprensa, que sente a necessidade patológica de girar uma notícia (desculpem!) por meses a fio se deixar. Claro que noticiarão estes acidentes e colocarão a culpa no brinquedo pelo mesmo motivo que culpam vídeo game por uma onda de massacres em colégios. Engraçado que Kerbal não faz ninguém tirar em primeiro lugar na prova de admissão da NASA.

E nesse ínterim, temos que regular tudo. Mas de um Estado-Babá que proíbe sal em mesa de restaurante, porque os adultos são idiotas demais para decidir o que é melhor pra sua saúde, o que se pode esperar?


Fontes:

12 comentários em “Vilão da vez: Hand Spinner do Mal

  1. Incrível a polícia federal e o governo se preocuparem com um brinquedo inútil quando tem milhares de assassinatos por ano no país.

    Curtir

  2. Relaxem, esta moda está acabando, agora a bola da vez é o Fidget Stick, um pedacinho de madeira pequeno, porém, pela lógica dessa gente, as pobres crianças ficarão com terríveis calos nas palmas das mãos, e precisaremos chamar o Batman…

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s