Baleia cegueta tem maiores chances de ser extinta

As baleias-francas são baleias, mas nem por isso são aquelas mal-educadas que quando você pede a opinião, ela chapa logo na sua cara que você está gorda ou careca ou que seu chefe ficará com o bônus da empresa, enquanto você continuará trabalhando feito uma mula. Pertencentes à família Balenidae (não ria), as baleias-francas, algumas espécies, como a Eubalaena glacialis e a Eubalaena japonica, estão em risco de extinção. Fora a ação predatória humana, um outro motivo tem para que estes animais sejam facilmente caçados: os olhos.

Pesquisadores descobriram uma mutação genética nos olhos de baleias-francas que dificulta a sua capacidade de ver quando há luz brilhante, e isso é uma desvantagem evolutiva. Logo, logo, elas vão se ferrar de vez.

O dr. Michael Grace é professor de Neurociência e decano associado sênior da área de Ciência do Instituto de Tecnologia da Flórida e… ele tem uma foto acariciando uma cobra? Dafuq?

Grace não é bobo nem nada e pôs a pobretada pra ralar, como foi o caso de Lorian Schweikert, que é graduada em Psicologia, mas se especializou em neurobiologia da visão de peixes. Daí, deu um saltinho e resolveu estudar cetáceos (baleia não é peixe!). No caso, eles (quer dizer, ela) estudam as baleias-franca, com menos de 500 indivíduos restantes no oeste do Oceano Atlântico, principalmente por causa dos seus olhos (os da baleia, não de Lorian, que é magrinha).

As informações coletadas mostram que uma mutação prejudica seriamente a capacidade das baleias supracitadas de evitar que sua visão seja, como direi?, embaralhada. Isso acontece por causa da perda progressiva de células cone, responsáveis pela fotorrecepção. As proteínas responsáveis pela detecção não estão onde deveriam estar. Aliás, sequer estão lá, levando à incapacidade de detectar intensidades luminosas

Os pesquisadores clonaram e sequenciaram o gene que codifica a proteína opsina, que fica nas células cone. O resultado depois de analisadas as informações foi que algumas espécies de baleias em que esse único gene é fundamental não estão lá, enquanto nos olhos dos toscos seres humanos, temos outras proteínas, agindo em conjunto. Em suma: em alguma coisa você é um pouco melhor que essas baleias, mas não muito.

Sem essas células cone trabalhando direito, baleias sobem às superfície para respirar e acabam emaranhadas em linhas e redes de pesca, pois à luz brilhante elas não conseguem enxergar direito, fazendo delas alvos fáceis. E se é um alvo fácil, ela será pescada bem mais rapidamente, sem dar chance de gerar mais descendentes, mandando a espécie pra vala evolutiva.

Evil Darwin não brinca em serviço, nem você deve também. Então, dê uma olhada no artigo que foi publicado no periódico Journal of Comparative Neurology, já que está disponibilizado digrátis.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s