Há muita coisa maneira à solta pela Internet. Vídeos, tutoriais, explicações, how-tos etc. Você aprende muitas coisas, como fazer nós, produzir doces, fazer maquiagens e como ser retardado com messes canais de "humor".
Um dos melhores canais é o Amazing Science, no qual você pode ver muitas coisas legais montadas, com nenhum blá blá blá, mas que até você pode fazer em casa. Uma delas é um trem eletromagnético!
Um trem tipo maglev usa princípios de ímãs, cujos pólos iguais se repelem e pólos iguais atraem-se. Assim, grandes eletroímãs variam rapidamente suas polaridades, o que faz com que o trilho, que também é um eletroímã o atraia e o repulse, impulsionando o trem a velocidades absurdas.
Aqui embaixo, você verá um vídeo de um trenzinho eletromagnético com fio de cobre, uma pilha e aqueles ímãs de terras raras, bem fortes.
Sim, é simples de fazer, é legal de ver, e ter dois "trenzinhos" correndo pelo fio é fantástico. Toda carga elétrica que passa por uma bonina gera um campo magnético. Todo campo magnético em movimento dentro de um material condutor gera uma corrente elétrica. Ambos se atraem, ambos se repelem. Faraday daria um sorriso ao ver isso, pois ele descobriu muitos desses detalhes.
Qualquer criança que não veja algo fantástico nisso tem problemas, nem que o problema maior seja pais desinteressados em mostrar como o mundo pode ser mágico, quando a maior magia é você fazer acontecer, entender o que está acontecendo e ver que não é nada mágico. É apenas Ciência.
Não prive seus filhos disso.
Dica do Cardoso

E eu achando que o foguetinho de garrafa pet com desodorante spray e álcool que meu ex professor de física fez tinha sido legal!
CurtirCurtir
Quando eu vejo esses experimentos envolvendo magnetismo e eletromagnetismo eu só consigo achar que é bruxaria. Só pode ser isso.
CurtirCurtir
Como não pensei nisso antes? Lindo!
CurtirCurtir