Você sabe por que a preguiça faz cocô embaixo da árvore?

Eu amo a ciência. Como não amar o maior prodígio da humanidade, que é pesquisar, formular perguntas e caçar as respostas? Não há nada como o nosso Lar a Ciência. Por isso, acho muito legal quando leio uma notícia muito importante como esta, onde pesquisadores estudam o comportamento de mamíferos, em especial a preguiça. O que ela tem de especial? Bem, ela é leeeeeeeeeenta, com 3 garras e vive em árvores. O mais interessante dela, é que quando chega a hora, ela desce (lentamente, claro), cava um buraco e faz seu cocozinho na santa paz de Deus, mesmo correndo o risco de ser pega por predadores, e depois volta pro seu lugar, no galhinho amigo. Por que ela faz isso? Não se sabe ao certo, mas um cientistas parece ter achado a resposta.

O dr. Jonathan Pauli, trabalha no Departamento de Ecologia Florestal e Vida Selvagem da Universidade de Wisconsin-Madison. Muito provavelmente, devem ter enchido o saco dele perguntando se ele sabia por causa de que cabritos cagam redondo. Como cabritos são muito sem-graça, Pauli princípio os excluiu. Dessa forma, ele preferiu estudar os hábitos cocozantes das preguiças, um bicho pra lá de idiota.

Só com o esforço de descer da árvore, fazer suas necessidades e subir, a preguiça gasta 8% de sua energia diária, além de ficar à mercê de predadores (aliás, é esta a forma mais comum de elas irem pra vala). Alguns disseram que isso seria devido a algum tipo de forma de comunicação entre preguiças, algo como o que comentarista de portal de notícias costuma colocar lá.

Além de ser um bicho feio, lento e que só faz besteiras, a preguiça ainda é um paraíso para parasitas, como fungos, algas , insetos, ácaros, carrapatos e mariposas. Sim, é um zoológico!

Pauli, então, se perguntou se a mariposa não só obtinha vantagens com a preguiça como seria vantajoso para a preguiça também; o que conhecemos por simbiose "por comensalismo". Assim, o dr. Jonathan e sua equipe estudaram dois tipos de preguiça na Costa Rica: Preguiça-de-garganta-marrom, de 3 dedos, (Bradypus variegatus) e a A preguiça-de-hoffmann (Choloepus hoffmanni), uma preguiça-de-dois-dedos. Os pesquisadores cortaram mechas do pelo dos animais, tiraram todos insetos dali, junto com as secreções das algas.

Eles descobriram que o número de traças , a quantidade de algas, e o teor de nitrogênio da pele foram todos ligados . Se um indivíduo tem mais traças, ele também tem mais algas e mais nitrogênio. E preguiças de três dedos têm mais de tudo. É mais melequenta que a de dois dedos. eu não quero esta porcaria na minha casa. Nem pro almoço!

Pauli acredita que os ovos das mariposas na pele da preguiça, juntamente com os nutrientes, estimulam o crescimento das algas. Agora, para que ter as drogas das algas ali? Acontece que as algas são uma importante fonte de alimento para as preguiças. Elas ajudam na digestão das folhas comidas pela preguiça, além de fornecer uma bela quantidade de carboidratos ao bichão feio.

Então, temos: a preguiça desce, faz seu cocozinho. As mariposas vão lá e colocam seus ovos, quando a preguiça desde de novo, se "contamina" com estes ovos, que acabam alimentando as algas, que serviram para alimentar as preguiças. Todo mundo fica feliz! A pesquisa foi publicada no periódico Proceedings of Royal Society B.

E você que achou que cocô não servia para muita coisa…

4 comentários em “Você sabe por que a preguiça faz cocô embaixo da árvore?

  1. Muito bom o seu blog/site… mas essa noticia foi tão útil para mim como as noticias do Big Brother Brasil.
    Continue o bom trabalho amigo.

    Curtir

    1. Foi tão útil que você até resolveu criar conta para comentar, não é? Desculpe se eu explico como funciona a Natureza, é que eu escrevo para gente inteligente que quer se informar e aprender mais e não para você.

      Curtir

  2. “a preguiça desce, faz seu cocozinho. As mariposas vão lá e colocam seus ovos, quando a preguiça desde de novo, se “contamina” com estes ovos, que acabam alimentando as algas, que serviram para alimentar as preguiças”

    não seria “desce” e “servirão”? Dá uma bronca no estagiário aí :mrgreen:

    Eu adorei essa notícia. A preguiça cultiva uma plantação de algas na sua própria pelagem, e assim, evita a fadiga! É uma solução energética incrível!!
    Não me surpreende que ela seja tão vagarosa, eu também ficaria mal acostumado se meu alimento brotasse sobre a minha pele…

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.