Problemas de gravidez é algo muito grave. Dada a gravidade da situação, médicos da Suécia resolveram que não era para brincar em serviço e radicalizaram de vez! Testaram uma nova técnica em nove mulheres, que receberam um presentão para depois tentarem um presente ainda maior: um útero, no primeiro tipo de transplante desse tipo.
O dr. Mats Brännström é professor do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Academia Sahlgrenska, na Universidade de Gothenburg, Suécia. Se você deu uma olhadinha no link, percebeu que ele já vem pesquisando transplantes de úteros há bastante tempo, e parece que o bom doutor (meio com cara de sem-vergonha) conseguiu!
Muitas mulheres tem problemas em segurar a gestação. Seja por câncer cervical ou até mesmo aquelas mutantes que nasceram sem o útero. Você não sabia que isso existe? Parabéns por ler Ceticismo.net e saber mais das coisas.
Como gerar crianças sem útero ainda não possível, e se é o caso do útero não vir como apetrecho vindo de fábrica, levamos Maomé, digo, as mulheres até os úteros, que podem vir de doações dentro da família, tipo: aquela tia que gerou 15 filhos e o marido ainda está em ponto de bala e ela acha que não é coelha.
De acordo com a Associated Press, Brännström e seus colaboradores irão iniciar seminários explicando a técnica, mas já tem gente enchendo o saco, discutindo se é ético usar doadores vivos num procedimento experimental, já que não é algo para salvar a vida de alguém. Penso ser uma discussão imbecil, posto que um familiar pode achar sim que é um procedimento importante para aquela pessoa. Se formos nos restringir a intervenções cirúrgicas apenas para salvar a vida de pessoas, então acabamos com todas as clínicas de cirurgia plástica, independente se são parar cirurgias estéticas ou reparadoras.
O dr. John Harris, especialista em bioética da Universidade de Manchester, diz que não vê problema já que a doação de rins não é, necessariamente, para salvar vidas. Uma desculpa imbecil, já que ninguém quer ter rim sobressalente ou bebuns querendo fígado reserva, mas eu poderia citar transplante de córneas. Cegos conseguem viver "bem" sem enxergar, porque este tipo de transplante seria necessário?.
A Ciência existe para responder perguntas e melhorar a condição de vida das pessoas. Ela conserta a cagada que a Natureza fez, no mais das vezes. Então, a cirurgia é, sim, importante. Importante para quem acha que nascer com um órgão a menos não é certo ou aquelas pessoas que tiveram uma doença grave que inutilizaram parte de seus corpos. Se uma pessoa viva é bem informada, sabe dos riscos e mesmo assim quer doar algo seu, quem de nós pode dizer que não?
Obrigado André, esta matéria e principalmente as fontes que você faz questão de colocar, ao contrário de outros, serão muito úteis para meu TCC que trata sobre aspectos jurídicos dos métodos alternativos para gravidez e suas repercussões na sociedade contemporânea.
CurtirCurtir