Normalmente, as modernas tecnologias procuram trazer o mundo até nós. São óculos de realidade virtual, luas, roupas etc. Mas, e se fosse o contrário? E se você pudesse manipular objetos como se ele estivesse na sua frente. Não com garras, mas exatamente com a forma da sua mão? Bem, o pessoal do Instituto de Tecnologia de Massachusetts conseguiu.
O projeto inFORM traz um novo conceito de interação com objetos. É como se ele "criasse" a realidade, não de forma virtual, mas em forma sólida, manuseável. O dr. Hiroshi Ishii é um Zé Ruela. Ele simplesmente dirige o MIT Media Lab, bem longe do Ayrton Senna, que o pessoal vive enchendo o saco dizendo ser um grande motorista de van metido a besta piloto de carrinho que cisma de correr mais rápido que meu fusca e só Fórmula 1. A equipe do dr. Ishii desenvolveu uma mesa.
Mesa?
Sim, uma mesa, meio que parecida com esta em que você janta, mas é um tantinho diferente. Esta mesa reproduz uma versão virtual, sólida e em 3 dimensões de qualquer coisa que você colocar entre seus sensores.; e isso se dá em tempo real! Colocou um vaso entre os sensores, do outro lado seu formato será reproduzido. Tirou o vaso e colocou sua mão? Ok, você verá a réplica da sua mão com os dedos facilmente identificados. Moveu de um lado pro outro? Ok, ainda não é problema, a mesa reproduz o movimento.
Sim, eu quero uma dessa de presente de natal!
CA-LARO, não temos todos os detalhes da mão reproduzidos; mesmo porque, Santos Dumont não projetou um A380. As aplicações práticas surgirão, mas ideias é o que não faltam, basta um mínimo de imaginação.
Realmente incrível, consigo pensar em algumas aplicações práticas, como conversar com uma espécie de “holograma” sólido de alguém, ou, compradores verificando todas as caracterísicas de um objeto antes de efetuar a compra. Na medicina não sei se seria usual, mas com absoluta certeza idéias não faltarão.
CurtirCurtir