Está precisando de exame de vista? Tem uma app para isso!

Ser médico é moleza. Principalmente se está no Sírio-Libanês com toda a moderna tecnologia médica ao seu dispor. Indo pros rincões de deus-me-livre, é muito problemático fazer exames, mesmo você sendo o melhor médico do mundo. Em locais afastados, com o máximo em termos de tecnologia é uma bacia e uma bomba d’água (manual), a vida de um médico não é nada fácil.

Pelo menos, há gente que pensa e ao invés de irem em programas de entrevistas reclamando que têm que ir pro interiorzão para clinicar e mesmo assim não querem que "estrangeiros" vão pra lá. Um novo aplicativo para smartphones promete ser uma mão-na-roda para exames de vistas em locais longe da clínica mais próxima.

O dr. Andrew Bastawrous trabalha na Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres. Ele usa o aplicativo Peek, acrônimo de Portable Eye Examination Kit. Um aplicativo para uso de oftalmologistas, pronto para ser instalado em qualquer smartphone. Se hoje até o seu porteiro tem um smartphone, ele pode ser um "ténico ofetaumolojista".

Tá, tudo bem, eu também não gostaria de ser examinado pelo porteiro do seu prédio, mas pensem na facilidade. Um aplicativo fácil de usar, fácil de ser instalado e que pode ir no seu bolso. Claro e óbvio, este aplicativo não substituir[á a ida a um consultório, mas facilita muito o diagnóstico. O troço usa a câmera do smartphone para fazer a varredura do olho por catarata e ativa o flash da mesma para scanear o fundo do olho para a doença, além de empregar uma letra no meio da tela para realizar exames do tipo "tá melhor? E agora?". Os médicos podem acompanhar os pacientes, armazenando seus registros no telefone, com geo-localização e o diabo a quatro.

Mas, quem sou eu para falar do aplicativo em comparação com o próprio Andrew, já que — de um jeito ou de outro — os Andrés herdarão a Terra.

O dr. Bastawrous conduz a sua pesquisa no magnífico condado de Nakuru, no Quênia; o tipo de lugar que qualquer ONG ama de paixão, de preferência sem sair do escritório de Copacabana. Lá, ele examina a população local e sua saúde ocular.

O produto ainda está em fase de teste, óbvio, mas fantástico sua existência, mesmo em versão beta. Enquanto você, manézão, acha que gosta de tecnologia porque joga merda de Candy Crush, SURPRESA! Tem gente que leva isso a sério e faz coisas excelentes visando o bem-estar alheio, com o mesmo smartphone que você tem aí.

Gostou do aplicativo? Quer testar? (ELE NÃO SUBSTITUI SEU OFTALMOLOGISTA!) Entre em contato com os desenvolvedores do projeto no site deles, é claro:

http://www.peekvision.org/

É maravilhoso usar tecnologia que achamos ser futurista, mas que é pra ser usada por pessoas que vivem em locais parados no tempo, sem água encanada, luz elétrica ou atendimento médico mais evoluído que tias rezadeiras.

5 comentários em “Está precisando de exame de vista? Tem uma app para isso!

  1. Com certeza aparecerão ofetaumolojistas (coisas do Andre) com seus ChingSmartLingPhone e tentarão usar este app. Conclusão: apontarse-a a camera para o ophtalmos do paciente e aparecerá, na super tela, o orifício anal – e o dotô dirá: “O senhor esta com pobrema nas vista”. Eu sei do que estou falando, pois, todos os meus smartphones são fabricados em Massaxussets, Orraio, China.
    A tecnologia esta ai e é para quem sabe usar e interpretar.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s